Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe em trailer de “Hidden Figures”, filme sobre as mulheres negras que trabalharam na NASA

Em fevereiro deste ano, em meio à discussão sobre a falta de diversidade no Oscar, foi anunciado que Octavia Spencer (“Histórias Cruzadas”) e Taraji P. Henson (“Empire”) estrelariam um filme sobre a história pouco conhecida das mulheres negras que trabalharam na NASA, responsáveis por ajudar John Glenn a orbitar a Terra, o primeiro americano a realizar tal feito. Com a escalação da cantora Janelle Monáe para o elenco, o trio dá vida a Katherine G. Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, três nomes importantes por trás de uma das missões espaciais mais importantes da história dos Estados Unidos.

Ontem (14), a Fox liberou a primeira prévia de “Hidden Figures”, que traz as artistas na pele das brilhantes cientistas, cujas trajetórias ainda são desconhecidas por muitos, inclusive a própria Monáe, cujo papel é o de Mary Jackson. No Festival Essence, ela revelou que nunca havia ouvido falar naquelas mulheres até ler o roteiro da obra.

“Mas conheço essas mulheres e suas lutas”, ela contou à Associated Press. “Tive a honra de interpretar [Jackson]. Esse filme é importante porque mostra pessoas negras e mulheres negras sob uma perspectiva diferente”.

O filme é uma adaptação do livro “Hidden Figures: The Story of the African-American Women Who Helped Win the Space Race” (“Figuras Escondidas: A História das Mulheres Afro-Americanas que Ajudaram a Vencer a Corrida Espacial”), da escritora Margot Lee Shetterly, que será lançado em setembro nos EUA.

Já a produção cinematográfica possui o roteiro de Allison Schroeder (“Meninas Malvadas 2”) e Theodore Melfi (“Um Santo Vizinho”), o qual também dirige o projeto. Também estão no elenco Jim Parsons (“The Big Bang Theory”), Kevin Costner (“Dança com Lobos”), Kirsten Dunst (“Melancolia”), Mahershala Ali (“Um Estado de Liberdade”), Aldis Hodge (“Straight Outta Compton”) e Glen Powell (“Scream Queens”).

Não é todo dia que vemos mulheres negras em papéis que fogem ao da empregada no cinema. Enquanto a televisão parece ter dado uma oportunidade maior a elas, a sétima arte talvez esteja começando a acompanhar essa mudança.

Como explicou Janelle Monáe no Festival Essence, é importante mostrar negros – em especial, mulheres negras – interpretando diferentes personagens.

“Essas três mulheres abriram portas para nós e, literalmente, ajudaram a mudar o mundo”, contou a cantora e atriz, que também poderá ser vista no drama “Moonlight”. “É importante para as crianças, especialmente aquelas que vivem no interior, para que vejam suas versões futuras sob uma luz diferente. Nós não somos os mesmos. Há muita profundidade em nós e filmes como esse ajudam a mudar os estereótipos e fazem com que estudar ciência e tecnologia seja legal. É muito bacana poder mandar alguém para o espaço”.

Não é difícil concordar com ela, né? “Hidden Figures” ainda não tem data de estreia no Brasil, mas chega nos Estados Unidos no dia 13 de janeiro de 2017.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.