A playlist de hoje é feminista e inspirada na apresentação da Beyoncé, realizada no VMA, no último domingo. You go, girl!
A cantora Beyoncé fez uma performance I-N-C-R-Í-V-E-L no último domingo, no Video Music Awards, o VMA, premiação da MTV americana. Escalada como última a apresentar-se e para ganhar o Michael Jackson Vanguard Award, um prêmio em reconhecimento ao conjunto de toda sua obra, a Queen B cantou várias músicas de seu álbum auto-intitulado.
No meio de sua performance, a palavra “Feminsta” apareceu ao fundo, no telão. O impacto disso é muito importante, como bem apontou a escritora Clara Averbuck, em seu texto “Beyoncé e o feminismo“, no site “Lugar de Mulher”. “Uma mulher como a Beyoncé se assumir feminista dessa forma tão resplandecente é de uma enorme importância. Conheço um monte de meninas que já vivem sob ideais feministas, tem o discurso todo voltado pra libertação e igualdade mas ainda tem um pé atrás em sair do armário por acharem que não são “feministas perfeitas” ou porque não se encaixam no estereótipo de feminista”.
E a Beyoncé foi minha inspiração para essa reunião de 10 músicas feministas aqui.
10 – Beyoncé: Run The World (Girls)
A cantora abre a playlist com “Run The World (Girls)”. Beyoncé possui outras canções de cunho feminista, como “Irraplaceable“, “Flawless” (que tem o discurso maravilhoso da escritora Chimamanda Ngozi Adichie) e “Pretty Hurts“, mas “Run the World” é minha preferida. A canção faz parte do álbum “4”.
9 – Lily Allen: Hard Out Here
A música está presente no mais recente álbum da cantora inglesa, “Sheezus”, e faz uma crítica divertida sobre a pressão midiática sobre as mulheres manterem seus corpos perfeitos. Lily Allen é outra cantora com várias músicas feministas, como “22” e “Not Fair“.
8 – Shania Twain: Man! I Feel Like a Woman
Clássica, Shania Twain lançou “Man! I Feel Like a Woman” em 1999. A música é sobre ser uma mulher livre, sem medo de fazer o que quer por medo do julgamento das pessoas.
7 – Gloria Gaynor: I Will Survive
Lá em 1978, a cantora Gloria Gaynor lançou “I Will Survive”, música que sobreviveu ao tempo e até hoje é tocada no mundo todo. A canção também é um hino feminista, uma vez que a letra fala sobre sair de um relacionamento abusivo. Para quem não sabe, Gaynor, é porta-voz da Rede Nacional para o Fim da Violência Doméstica, e disse querer ajudar a acabar com esse problema social. “Ao longo dos anos, muitas mulheres dividiram suas histórias comigo sobre sofrerem abusos e verem alguma esperança através da minha música. A violência doméstica afeta a todos, e todos devemos ser parte da solução”, declarou ela quando se juntou à Rede.
6 – Destiny’s Child: Independet Women part I
Beyoncé volta à lista com suas parceiras de Destiny’s Child, Kelly Rowland e Michelle Williams. “Independent Women part I” foi lançada em 2000, a canção também fez parte da trilha sonora do filme “As Panteras”, que tinha no elenco Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu. Como o próprio nome da música diz, a letra é sobre ser independente e ter suas próprias coisas e não depender de homens para nada.
5 – Joan Jett: Bad Reputation
A roqueira Joan Jett lançou “Bad Reputation” em 1980, no álbum de mesmo nome. Outra música que resistiu ao tempo e continua tão atual como nunca. A canção é sobre viver sua vida e não se preocupar com o que as pessoas pensam sobre você.
4 – Madonna: Human Nature
“Human Nature” foi lançada em 1995 e faz parte do álbum “Bedtime Stories”. A canção carrega a marca de Madonna: provocativa e brinca com os tabus relacionados ao sexo, principalmente quando se trata de mulheres. “Ops, Eu não sabia que não podia falar sobre sexo”, satiriza a cantora em um dos versos.
3 – Spice Girls: Wannabe
Na década de 90 surgiram as Spice Girls e tenho certeza que todo mundo tinha uma preferida. A primeira música do grupo foi a dançante “Wannabe”, que virou hino na época. A canção é libertadora e coloca as garotas para falarem como querem que seus relacionamentos sejam. “Se você me incomodar, vou te dizer adeus”, é um dos versos. Vai brincando!
2 – Rita Lee: Cor de Rosa Choque
A nossa roqueira Rita Lee aparece na lista com “Cor de Rosa Choque”. A mulher é sexo frágil? Ou será que isso não existe? Rita já manda esse verso para você que acha que a mulher é mais fraca do que o homem: “Sexo frágil/ não foge à luta/ e nem só de cama vive a mulher/ por isso não provoque/ é cor de rosa choque”.
1 – Pitty: Desconstruindo Amélia
Pitty canta “Desconstruindo Amélia”, uma mulher que sempre foi submissa, como espera-se que uma mulher seja, mas depois resolve mudar tudo e ser dona do próprio nariz.
Bônus:
Gostou da lista? Tem mais um monte de músicas na temática feminista, então decidi colocar aqui as minhas preferidas. Sinta-se à vontade para compartilhar as suas comigo!
Alexia
Uma lista de canções feministas sem “Respect” de Aretha Franklin? Ao menos Gaynor foi lembrada….
arturfrancischi
Oi, Alexia!
Obrigado pelo toque! Essas foram as 10 músicas que me vieram à cabeça quando escrevi esse texto. Se você tiver uma lista diferente, compartilhe aqui.
Obrigado pelo comentário! Abraço