Para todo mundo: comercial da Barbie traz um menino brincando com a boneca

  15. novembro 2015   POP   0

A Barbie está mudando mesmo e prova disso são os novos modelos da boneca, que vêm com novos tons de pele e até com dreadlocks. Recentemente, a Mattel, responsável pela fabricação do brinquedo lançou um comercial mostrando diferentes meninas ocupando diferentes funções de trabalho, numa tentativa de estimulá-las a serem o que quiserem no futuro.

E se isso não fosse o suficiente, a Barbie quer mostrar que é um brinquedo para todo mundo, literalmente. É que em um dos recentes comerciais da boneca, um menino aparece brincando com ela ao lado de duas meninas. Vale dizer que em mais de 50 anos, é a primeira vez que um garoto participa de um material promocional da Barbie.

Há um consenso entre especialistas de que brinquedos não influenciam em nada na orientação sexual ou identidade de gênero das crianças. “Quem acha que é para menino ou para menina é o adulto”, afirma Maria Ângela Barbato, coordenadora do Núcleo de Cultura e Pesquisas do Brincar da PUC-SP, em entrevista ao UOL.

Isso quer dizer que tanto meninas quanto meninos podem brincar de bonecas. “Esse tipo de brincadeira, muitas vezes, faz parte do desenvolvimento normal das crianças. Não caracteriza nada nem determina identidade nem orientação sexual”, completa o psiquiatra Alexandre Saadeh, do Núcleo de Sexualidade do Instituto de Psiquiatria do HC-USP, ouvido pela mesma reportagem.

Algumas empresas, contudo, investem em promover brinquedos “agênero”, ou seja, que não possuem gênero e podem servir para meninas e meninos. A Top Toy, por exemplo, do norte da Europa, possui um catálogo de gênero neutro, cujas peças promocionais são estampadas por meninos e meninas brincando juntos de carrinho, bonecas e de casinha.

“Queremos que nossos catálogos reflitam a verdadeira forma de brincar de meninos e meninas, e não que apresentem uma visão estereotipada deles. Se tanto as meninas como os meninos na Suécia gostam de se divertir com uma cozinha de brinquedo, então queremos refletir esse padrão”, afirmou o diretor de Marketing da TOP-TOY, Thomas Meng.

De volta à Barbie, é uma iniciativa muito bacana da empresa em colocar um menino em um de seus comerciais. Estamos falando de um dos brinquedos mais conhecidos e consumidos do mundo e que agora quer transmitir uma mensagem de que não há brinquedos para meninos e brinquedos para meninas, mas de que a diversão é realmente o que importa.

O modelo da boneca do comercial é uma parceria com a Moschino e criada pelo designer Jeremy Scott. Foi uma edição limitada, porém, “maravilhosa”, como afirma o menino do comercial, todo ambientado nos anos 90.

Confira abaixo:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *