O dia em que Spice Girls bateram de frente com um diretor que queria vê-las mais sensuais em um comercial

Nos anos 90, Mel C., Mel B., Emma Bunton, Geri Halliwell and Victoria Beckham, as Spice Girls, eram o símbolo do girl power. As cinco meninas eram fortes, independentes, com personalidades diferentes, e transmitiam mensagens de empoderamento feminino para suas fãs no mundo todo.

Já se passaram 20 anos desde o lançamento do primeiro disco do grupo, ainda assim, elas continuam a nos impressionar e a mostrar que o girl power não era somente uma estratégia de marketing, mas algo pelo qual elas realmente viviam e acreditavam. A prova disso está em imagens nunca vistas antes dos bastidores de um comercial que gravaram para a Polaroid.

(Assista aqui)

Na época, elas lançavam com a empresa a máquina fotográfica Spice Cam, e gravaram uma série de vídeos promocionais para divulgá-la. E por trás das câmeras, podemos ver como o comercial poderia ter sido, caso elas não se manifestassem contra a ideia machista que havia sido proposta.

No vídeo acima, Mel B. caminha em direção ao suposto diretor da obra da Polaroid, e pergunta: “Foi você? Por que você pediu para mostrar decote e barriga?”. A resposta é enfurecedora, como você pode esperar: “É a fantasia de todos os homens”, ele responde. Mas a Spice Girl não estava com paciência para isso. “Bom, então vai à merda”. “É como funcionam os negócios”, o diretor diz para a câmera.

spice-girls-machismo

Em seguida, Geri diz para o mesmo homem: “Você é um grande porco chauvinista. Dizer que é assim que funcionam os negócios é uma saída muito fácil”. Victoria Beckham aparece em seguida, também criticando o diretor. “Nem está ensolarado hoje, pare de querer parecer legal”, e tira os óculos de sol do rosto dele.

Geri ainda continua, questionando qual mensagem seria transmitida às meninas que as acompanham, se aparecessem com pouca roupa em um comercial. “Que tipo de exemplo é esse”?, pergunta a ruiva. E Mel B. conclui: “Esse é cara que disse: ‘vocês podem mostrar um pouco o decote e a barriga?’ E nós dissemos: ‘não! Girl Power’!”

O vídeo para a Spice Cam pode ser visto abaixo. Sem decotes e sem barrigas aparecendo, exatamente como elas queriam. E quando lembramos do vídeo de “Wannabe” refeito neste ano para uma campanha pelo fim da violência contra as mulheres, é seguro dizer que as Spice Girls vêm pisando no patriarcado há duas décadas!

Girl power, minha gente!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.