Noma Dumezweni fala sobre seu papel como Hermione Granger no teatro

Em dezembro do ano passado foi anunciada a peça de teatro “Harry Potter and the Cursed Child”, que será apresentada no Palace Theatre, em Londres. Ela será uma continuação das “Relíquias da Morte”, último livro da saga do bruxo mais famoso do mundo. Para o elenco principal foram escalados Jamie Parker, Noma Dumezweni and Paul Thornley, que viverão, respectivamente, Harry, Hermione e Rony.

E enquanto todos nós estávamos contentes com a notícia, muitos criticaram a escolha de Noma para o papel de Hermione por ela ser uma mulher negra, quando a bruxa dos cinemas é uma mulher branca, interpretada por Emma Watson.

Contudo, J.K. Rowling, autora da saga literária, fez questão de demonstrar seu apoio à atriz, lembrando que nunca especificou a cor da pele da personagem nos livros. “Rowling ama a Hermione negra”, escreveu a britânica no Twitter. Emma Watson partilhou do mesmo sentimento e disse estar animada para ver Noma Dumezweni no teatro.

Agora, a própria atriz resolveu se manifestar sobre as críticas que recebeu. Em entrevista ao Evening Standard, ela disse que já sentiu um “preconceito inconsciente” quando interpretou outros papéis, mas nada como viu recentemente. “Isso vem da ignorância. Eles não querem fazer parte do ato criativo. Dizer que não é como era pretendido é tão sem criatividade”, afirmou. “Eu acho que eles não entendem como o teatro funciona. Estamos aqui para curar você, fazê-lo sorrir e transportá-lo.”

E, no final, o que deveria ser levado em consideração é a competência do ator, como lembra Noma. “A única pergunta que deveríamos fazer é ‘eles são bons?’ Conheci grandes atores brancos e negros, como também conheci atores negros e brancos que eram ruins.” Vale acrescentar que o talento dela já foi reconhecido com um Prêmio Laurence Olivier, entregue aos melhores do teatro.

Acho que já podemos virar essa página, não? Noma Dumezweni fará uma incrível Hermione.

“Harry Potter and the Cursed Child” chega ao Palace Theatre na metade de 2016.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.