No final das contas, o visual da Alicia Keys requer um pouco de maquiagem

  10. outubro 2016   Moda   0
No final das contas, o visual da Alicia Keys requer um pouco de maquiagem

Desde que decidiu voltar ao cenário musical, temos visto Alicia Keys exibindo seus cabelos crespos ao natural e sem utilizar maquiagem. Seja na capa de seu mais novo disco, seja como jurada no programa “The Voice”, seja em premiações ou shows.

A decisão da cantora foi explicada em um artigo escrito pela própria, e publicado na newsletter da Lena Dunham, na qual ela diz não querer “cobrir mais nada”. “Nem meu rosto, minha mente, minha alma, meus pensamentos, meus sonhos, minhas lutas, meu crescimento emocional. Nada”, ela afirmou.

Porém, foi revelado na semana passada que Alicia não acorda e encara o mundo completamente sem maquiagem ou sem qualquer tipo de tratamento facial. Sua maquiadora de longa data, Dotti, conversou com a revista W, e contou como a voz de “In Common” cuida de sua pele. No final das contas, a artista conta com a ajuda de exercícios, uma alimentação controlada, acupuntura, e cosméticos que custam, de acordo com um levantamento do site Refinery29, em torno de 455 dólares (ou pouco mais de R$ 1.400).

“Ela sabe que precisa investir internamente para que sua pele fique ótima do lado de fora”, contou Dotti. “É também sobre como você processa sua energia. Ela é forte e gentil. Isso, por si só, é muito importante. Mas é sobre as escolhas que ela tem feito e os produtos que está usando. É o trabalho de uma boa equipe”.

Mas o que exatamente Alicia Keys faz? De acordo com a sua maquiadora, ela começa a rotina com uma aplicação de um rolo de pedra jade gelado no rosto “para enrijecer a pele e levar o sangue para a superfície”, como uma forma de “dar vida” à pele, como explicou Dotti à publicação. Em algumas ocasiões, a cantora também faz uso do pepino sobre os olhos (ou sobre o rosto inteiro quando há tempo para tal).

Em seguida vem os óleos para pele e máscaras faciais para hidratá-la. E há a maquiagem. “Um pouco. Pelo menos quando ela vai se apresentar ou ser jurada do ‘The Voice’”, contou a maquiadora, que utiliza uma canetinha para definir as sobrancelhas, e que também é usada para destacar as sardas da cantora, cílios individuais, um hidratante e um blush para dar uma cor à pele. “Comparada ao mundo da maquiagem, [a quantidade] é mínima. Ela já é poderosa com aqueles maravilhosos olhos em formato de Cleópatra. Agora podemos vê-los”.

Como observou Mariana Inbar, do site Petiscos, as técnicas utilizadas são para conferir a ela uma aparência natural, mesmo que esteja usando, sim, um pouco de maquiagem. “Dotti fala muito sobre ‘efeito natural’, ‘efeito sem maquiagem’, mas isso é apenas o efeito, e não sua prática”, escreveu. “Sem maquiagem seria sem qualquer cosmético. Seria apenas a pele muito bem cuidada, o que é super válido também, se é assim que você quer viver”.

O ponto de Mariana não é sobre usar ou não maquiagem, mas de que o discurso é menos honesto do que o divulgado. E indo além, por mais que Alicia Keys não use (muita) maquiagem, também é válido questionar como essa mensagem chega às meninas e mulheres, já que para muitas, esse seria mais um ideal de beleza sendo empurrado para elas. E convenhamos, muitas sequer podem realizar um tratamento facial de R$ 1.400.

Para outras tantas, estar sem maquiagem não é uma opção. Veja, por exemplo, mulheres queimadas com ácido, com cicatrizes e problemas de pele, é até mesmo algumas mulheres trans, que precisam da maquiagem para que sejam aceitas em sociedade.

Dito tudo isso, obviamente, cobrir o rosto com batom, blush, corretivo e cílios postiços, deve ser uma decisão única e exclusiva da mulher. Quando começou a desfilar sem nada sobre seu rosto, Alicia foi muito criticada na rede por vários motivos, entre eles, de que seria contra maquiagem, o que ela rebateu brilhantemente no Twitter: “Eu ter escolhido não usar maquiagem não significa que eu seja contra ela”.

Portanto, entre usar ou não algo sobre sua pele – ou até mesmo recorrer ao tratamento da voz de “Girl on Fire” – , tome a decisão com base no que você acredita, sem se sentir mal por isso. “Faça o melhor para você”, como diria a própria cantora.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *