Minhas 5 animações preferidas da Disney

  09. maio 2015   Cinema   1

Sempre fui – e acho que sempre serei – fã dos filmes da Disney. Assisto desde pequeno, por influência da minha mãe que levava todos os filhos ao cinema, e ainda assistia conosco. Nossa casa era cheia de fitas VHS (!!) com histórias da Cinderela, Aladdin, Mogli e tantos outros.

Quando fiz a lista com os meus 5 filmes preferidos da vida toda, houve um comentário pedindo uma lista com minhas animações favoritas. Foi difícil escolher. Quando vi, todos eram da Disney/Pixar, por isso a lista não possui filmes de outros estúdios.

Dito isso, vamos aos meus preferidos:

5 – Procurando Nemo:

Gif: Dory tentando falar “baleiês” enquanto Marlin olha com cara confusa

Marlin é um peixe-palhaço, viúvo, que possui apenas um filho, o pequeno Nemo, ao qual ele protege até demais. O filho possui uma barbatana menor do que a outra e é capturado e levado para um aquário de um dentista, em Sydney, na Austrália. Determinado a encontrar o filho, Marlin cruza os sete mares ao lado de Dory, um peixe-fêmea com perda de memória recente, e uma das melhores personagens já criadas pela Disney/Pixar.
No caso de Marlin, é até entendível o motivo de ser super-protetor com o filho, mas é importante abrirmos mão das pessoas e deixarem-nas livres para serem o que quiserem ser. Fundamental mesmo é amá-las e apoiá-las em suas decisões. Isso é amor.

4 – A Pequena Sereia:

“A Pequena Sereia” tem uma das trilhas sonoras que eu mais gosto. “Poor Unfortunate Souls”, música que a bruxa Úrsula canta, é minha preferida no filme. O filme da princesa sereia que dá sua voz para poder se tornar humana e ficar próxima do homem que ama, possui seus clichês, mas é leve, colorido e traz um mundo subaquático muito bonito.

3 – Tarzan:

Gif: Tarzan deslizando pelos troncos de árvores

“Tarzan” está entre os meus três preferidos, por vários motivos. A trilha sonora – tanto em inglês, na voz de Phil Collins, quanto em português, cantada pelo Ed Motta – é linda. A história do filme gira em torno de um menino que é criado em meio aos gorilas, mas que é rejeitado pelo macho do bando, que não o reconhece como filho. Quando adulto, Tarzan finalmente conhece outros seres humanos e percebe que há pessoas como ele, o que preocupa sua mãe gorila, Kala.
O filme passa uma linda mensagem de que diferenças podem existir, mas elas não são impeditivos para o amor, que aceita cada um de nós como somos.

2 – Pocahontas:

Gif: Pocahontas em cena do final do filme, onde despede-se de John Smith.

Outra trilha sonora que eu adoro, “Pocahontas” é um filme bacana, com uma protagonista que decide seguir seu coração, ao invés de seguir tradições. A índia possui um espírito aventureiro e talvez até seja um exemplo de feminista. Por mais que ela se apaixone por John Smith, Pocahontas não termina o filme com ele. Ela opta por ficar em sua terra com seu povo, diferente das outras princesas, que terminam felizes para sempre com seus príncipes. O longa, assim como “Tarzan” também ilustra as matanças e destruição promovidas pelos colonizadores, com a desculpa de “progresso”. Uma das falas mais interessantes, e que ilustra a situação, acontece antes da canção “Colors of the Wind”, onde após ser chamada de selvagem por John Smith, Pocahontas o corrige dizendo “diferente de você”.

1 – Mulan:

Gif: Mulan manuseando uma espada em cima do castelo imperial

“Mulan”! Sim, “Mulan” é minha animação preferida da Disney! Eu adoro filmes com protagonistas femininas, e a história dessa chinesa que entra para o exército para poupar seu velho pai é uma das melhores. O longa traz uma mulher poderosa, que quebra estereótipos de gênero, é inteligente, independente e que salva um país inteiro. Duas cenas me deixam arrepiado: quando ela consegue subir o aquela espécie de pau de sebo com duas pesadas medalhas, enquanto nenhum dos homens consegue; e quando ela é reverenciada por todos os chineses ao final do filme. A trilha sonora é outro caso de amor. A Disney pode ter problema com diversidade, mas não há como negar que sabem fazer músicas boas para seus filmes.

Essas são minhas 5 animações preferidas. Quais as suas?

Gifs: via; via; via; via; via.


1 thought on “Minhas 5 animações preferidas da Disney”

  • 1
    jpessica fernanda on 11/05/2015 Responder

    Tur !
    Que delícia esse post !
    Sou suspeita, já que amo animações, mas veja só, apenas uma da sua lista de top 5 tá na minha ! rs
    A pequena Sereia é meu segundo longa de animação preferido. Só pra deixar aqui, a minha lista de preferidos:
    1-A Bela e a Fera
    2- A pequena Sereia
    3- O rei leão 2 (sim, o dois rs)
    4-Operação big Hero (entrou na lista com louvour!)
    5- Toy Story 3 (aquele clichê de “saindo da infancia pra vida adulta” acabou com meu coração)

    Animações são uma delicia de ver, e vejo (MUITAS) que não são tão infantis como a maioria das pessoas pensam… Acho que maior exemplos são Shrek e Wall-e, né? Pelo menos, eu vejo assim.
    Mas, eu amo(quase) todos os filmes da sua lista também, durmo abraçada com um Nemo gigante de pelúcia todas as noites.rs
    Só nunca gostei muito de Mulan, não sei porque… :/ rs

    Parabens por mais um post lindo !!!

    Sucesso !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *