Madonna e a sociedade que louva a juventude

Quem não sai da internet sabe que Madonna lançou há pouco tempo 6 músicas novas, após várias demos suas caírem na rede. À época, a cantora postou um iPod destruído no Instagram, dizendo sentir-se violada, após seu trabalho ter sido roubado. Não demorou para os comentários maldosos ganharem a internet. E Madonna, de repente, foi transformada em ‘velha raivosa’.

Antes de continuar, não sou fã das músicas da Madonna. Gosto de uma música ou outra. Sou fã da figura dela. Uma mulher que quebrou diversos padrões e sempre agiu pela libertação sexual feminina. Dito isso, acho muito ruim, mas muito ruim mesmo, reduzi-la a ‘velha’. E o raivosa só demonstra o quanto mulheres só podem ser ‘doces’ e ‘gentis’. Raiva ainda não pode.

madonna-walk

Vivemos numa sociedade que louva a juventude e, como vimos com Renée Zellwegger, mulheres não possuem o direito de envelhecer. Não importa quem sejam: seja Madonna, artista adorada no mundo inteiro, seja a sua mãe ou tia, não é permitido envelhecer. Ou engordar. Ou os dois. A sociedade lembrará todas elas de que só se é aceita se é magra e jovem. O contrário disso é descartado.

Seria ingenuidade minha se eu não dissesse que a mídia é quem dita o que é considerado bonito ou feio. Prova disso é a própria Madonna, que participou recentemente de uma sessão de fotos para Interview. Aos 56 anos, a cantora teve suas imagens retocadas pelo Photoshop, e aparenta estar muito mais nova do que é. Não sei se sou totalmente contra retoques de imagens em publicações, mas daí distorcer toda a realidade e vender um corpo que não é o dela, não entra na minha cabeça.

img-madonna-13_102913587106

Mesmo que a própria Madonna tenha aprovado o uso do Photoshop nas fotos, como culpá-la? Ela é só mais uma vítima desse sistema midiático de exploração dos corpos femininos.

‘Rebel Heart’ alcançou o topo de vendas em 41 países logo após o lançamento. Ainda assim, não foi o suficiente para aplacar quem a considera ‘velha’. Parece que enquanto não for jovem, nunca será boa o suficiente. Esse é o recado dado, não só a ela, mas às mulheres do mundo todo. Numa sociedade que louva a juventude, nem mesmo Madonna está imune ao nosso velho machismo.

tumblr_majdlt0efV1rfduvxo1_500