Jane Fonda e Lily Tomlin estão ótimas em ‘Grace and Frankie’, nova série original do Netflix

“Grace and Frankie” é a nova série original do Netflix e possui um humor gostoso e traz Jane Fonda e Lily Tomlin nos papéis principais.

Quando foi anunciado que Jane Fonda e Lily Tomlin estariam juntas numa nova série original do Netflix, todos ficamos curiosos para ver o que viria dessas duas atrizes, que já atuaram juntas e até entregaram um prêmio no Globo de Ouro deste ano. A série foi toda disponibilizada no serviço de streaming na última sexta-feira (8), e vale a pena conferi-la.

grace and frankie série netflix

Grace Hanson (Jane Fonda) e Frankie Bergstein (Lily Tomlin) são duas mulheres ricas, mas que não se suportam. Logo no início da série, as duas se reúnem, num restaurante, onde seus maridos, Robert Hanson (Martin Sheen) e Sol Bergstein (Sam Waterston) anunciam que são amantes e querem o divórcio, para que possam se casar e viver o resto da vida deles juntos. Essa é a história que acompanhamos em “Grace and Frankie”: após 40 anos de casamento, as duas são forçadas a recomeçar a vida, mas desta vez, sozinhas.

A disparidade de personalidades das duas (Grace é rica e controladora, enquanto Frankie é uma hippie que adora meditar) não é o que faz a série divertida, mas a forma como elas enfrentam essa nova etapa da vida, onde após tantos anos vivendo ao lado de seus maridos, precisam caminhar sozinhas. O casamento acaba, de repente, e elas são obrigadas a repensarem os próximos passos. Não importa se não havia mais amor entre os casais, a união de vários anos trouxe o conforto de que nunca se estaria sozinha e, no entanto, essa única certeza se esvai. Elas já estão em seus 70 anos. Não existe mais uma vida toda pela frente. O que vem agora?

E é isso o que une essas duas mulheres diferentes: a necessidade de recomeçar em meio à dúvida de como será daqui para frente. No episódio 4, quando os quatro  vão a um funeral de um amigo, onde se encontram pela primeira vez após a separação. Frankie então se senta com a viúva para prestar suas condolências e a conversa entre as duas sintetiza a questão do tempo que ainda possuem.

“Eu não consigo imaginar o que você está passando”, diz.
“Acho que sua situação é bem pior, meu bem”.
“Como?”
“Eu vou morrer em breve, mas o que você vai fazer? Você talvez viva mais 20 anos”.

O diálogo é curto, mas joga a Frankie a incerteza do tempo. O que você vai fazer agora que a única certeza de sua vida não existe mais? Como é que se segue em frente quando se é obrigada a fazê-lo tão repentinamente? É possível ainda simpatizar com o amargor das duas e sentir raiva de Robert e Sol. Mas quando pensamos nos ex-maridos, também é possível simpatizar com a vontade dos dois de estarem juntos, depois de uma vida inteira (literalmente!) dentro do armário. E é isso o que deixa o seriado divertido: a forma como quatro pessoas, aos setenta e poucos anos, lidam com o recomeço.

Jane Fonda, Lily Tomlin, Martin Sheen e Sam Waterston estão ótimos em seus papéis, mas a dupla Grace e Frankie roubam o show com suas tiradas e amargura. É bacana notar como o catálogo de séries do Netflix é plural no que diz respeito à diversidade não só de tramas, mas de personagens. Temos agora uma série onde duas mulheres idosas ocupam o protagonismo de uma produção. “Nós somos o segmento de mais rápido crescimento demográfico no mundo e ainda não estamos refletidas na mídia. Estou muito feliz com o fato de que ‘Grace and Frankie’ possa começar a expor o que de fato é ser uma mulher mais velha”, comentou Jane Fonda sobre a série.

“Grace and Frankie” é uma série divertida, que já está todinha no Netflix, e explora o humor de Jane e Lily. Vale a pena assistir. Quem sabe todos nós não aprendemos algo sobre começar de novo?

Comments

  1. Pingback:Petição online pede pagamento justo para Jane Fonda e Lily Tomlin, estrelas de "Grace and Frankie" - Prosa Livre

  2. Pingback:Relationship goals: Jout Jout e Caio - Prosa Livre

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.