Hozier retrata a violência doméstica no clipe de “Cherry Wine”

  17. fevereiro 2016   POP   0
Hozier retrata a violência doméstica no clipe de “Cherry Wine”

Em 2014, Hozier trouxe a violência homofóbica para o clipe de “Take Me To Church”. Em 2016, o cantor irlandês retrata um outro tipo de agressão comum: a violência doméstica.

A música escolhida para o vídeo é “Cherry Wine”, presente no seu primeiro álbum auto-intitulado e lançado em 2014. Para a produção dirigida por Dearbhla Walsh, foram escalados a atriz indicada ao Oscar, Saoirse Ronan (“Brooklyn”), e Moe Dunford (“Vikings”), os quais vivem um casal, a princípio, apaixonado. Mas quando ela começa a tirar sua maquiagem em frente a um espelho, antes de se deitar ao lado dele, é aí que vemos o olho roxo, e temos consciência do relacionamento abusivo em que está inserida.

Escrita por Hozier, a letra da canção também fala sobre violência doméstica, cujos versos tentam ilustrar alguns dos motivos que levam as pessoas a ficarem nesse tipo de relacionamento. “O jeito que ela diz que é minha e eu sou dela/ Mão aberta ou punho fechado, tudo bem/ O sangue é raro e doce como vinho de cereja.”

“[“Cherry Wine”] Joga uma luz sobre o ciclo de ‘justificativas’ frequentemente perpetuadas em incidentes de violência doméstica; o que os especialistas de saúde pública dizem controlar o abusado, faz a vítima ter vergonha e coloca a culpa do comportamento violento do outro sobre ela”, diz o site do cantor. “Com a música, eu tentei atravessar as dificuldades de entender e enfrentar a violência doméstica e a dinâmica de um relacionamento abusivo.”

Os lucros da venda do single serão encaminhados para 20 instituições que cuidam de vítimas de violência doméstica no mundo todo. “A violência doméstica é um problema persistente na nossa sociedade, as estatísticas são chocantes e os efeitos destroem famílias inteiras, comunidades e estendem-se por gerações.”

Atualmente, o Brasil é o 7º num ranking de 84 países que mais matam mulheres, com uma taxa de 4,4 mortes para cada 100 mil mulheres mortas.

Precisa de ajuda? Ligue para a Central de Atendimento à Mulher, através do número 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Confira o clipe “Cherry Wine” de Hozier:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *