Há algo errado nesse “poderoso” vídeo contra o racismo

  26. março 2015   Internet   0
Há algo errado nesse “poderoso” vídeo contra o racismo

O racismo, e todas as outras formas de discriminação, continuam presentes no mundo de hoje. Ainda que existam diferentes campanhas feitas para combater o preconceito, muito ainda precisa ser feito para que eliminarmos esse mal da nossa sociedade.

E falando em campanhas, na semana passada uma delas passeou pelo feed de notícias do Facebook. Descrito como um “poderoso” vídeo no combate ao racismo, ele chama mesmo a atenção.

A situação toda ocorre na Lituânia e é a seguinte: há uma falsa seleção para um comercial de televisão. Um rapaz negro espera sua vez para a suposta audição. Enquanto ele espera, várias pessoas vão chegando – todas brancas – e o homem pede a elas que leiam uma mensagem escrita para ele, uma vez que não entende a língua local.

Nem todos conseguem dizer a ele o que estava escrito, porque são ofensas racistas horríveis. A princípio, todos ficamos com o estômago embrulhado ao assistir o vídeo, pois é mesmo desconfortável. Porém, imagine quem lida com racismo todo dia. Sem trégua. Imaginou? Quem é branco jamais entenderá o sentimento de ter sua existência diminuída por conta da cor de sua pele.

E é exatamente por isso que esse “poderoso” vídeo tem um problema: por que a reação do negro não é mostrada no vídeo? Vemos as reações das pessoas brancas, todas ficam mal, mas o negro, que recebeu as ofensas, sequer tem seu rosto mostrado após ouvir as mensagens. E ainda não pode levar para o pessoal, né?

O vídeo soa, para mim, como uma tentativa de mostrar que nem todo branco é racista, quando o racismo está em toda parte. A dor do negro é menos importante do que a do branco? Ninguém quer ser apontado como preconceituoso, ainda que todos carreguemos preconceito dentro da gente.

Esse vídeo poderia ser mesmo “poderoso” no combate ao racismo, mas caiu no velho truque de vídeo pra branco ver. Vamos ver qual será o próximo.