Filmes famosos explicam o que são e como acontecem as microagressões

  26. setembro 2016   Cinema   1
Filmes famosos explicam o que são e como acontecem as microagressões

Você sabe o que são microagressões? Um vídeo feito pelo portal de notícias Quartz  ajuda a explicar o que e como elas acontecem. Basicamente, o termo se refere aos comentários e atitudes que parecem “inofensivas”, mas que são formas de discriminação mais sutis, como o próprio vídeo explica:

“é um termo que descreve pequenos gestos de preconceito, de forma intencional ou não, que podem afetar muito uma pessoa”.

Para facilitar o entendimento, o Quartz reuniu cenas de famosos filmes de Hollywood que demonstram como essas microagressões ocorrem, já que nem sempre elas são tão óbvias, de tão comuns que elas acabaram se tornando socialmente.

Por exemplo, o abraço não solicitado que a personagem de Alicia Silverstone recebe em “As Patricinhas de Beverly Hills”. Ou então quando uma mulher é solicitada a ir para a sala “das meninas”, para que os homens de “Chinatown” pudessem conversar. Ou ainda a cena em que o chefe oferece filiação de academia para uma funcionária, sugerindo assim que ela deveria perder peso.

Embora as atitudes e comentários ilustrados acima não sejam agressões físicas, por exemplo, isso não quer dizer que elas não sejam nocivas. Aliás, como mostra o vídeo, elas funcionam  de diferentes formas, sendo feitas de forma consciente ou não, e podem ser divididas em três categorias.

A primeira é feita de forma deliberativa e está próxima do racismo escancarado. É o caso, por exemplo, do homem branco que diz a um homem com traços asiáticos que “pessoas do tipo dele não entendem inglês”, ignorando o fato de que o rapaz em questão pode muito bem ser americano ou até dominar a língua inglesa perfeitamente.

Em seguida, vem o microinsulto, que acontece de forma mais sutil e disfarçada. Para exemplificar, temos uma cena de “Crash: No Limite”, que traz dois homens negros saindo de um restaurante, reclamando que levaram muito mais tempo para serem atendidos do que as pessoas brancas que estavam no mesmo local. Não só isso, um deles reclama ainda de não terem oferecido café a eles. Mesmo que eles não gostem da bebida, todas as pessoas brancas foram tratadas da mesma maneira, enquanto eles, por serem negros, não.

O terceiro e último tipo de microagressão seria feito de forma inconsciente, porém, carregado de noções preconceituosas sobre a identidade de outros indivíduos. Por exemplo, os mesmos dois homens negros estão andando na rua, quando uma mulher branca se encolhe no braço de seu marido, provavelmente com medo de que eles pudessem assaltá-la.

E embora os três exemplos acima envolvam raça, as microagressões podem envolver intimidação, algum tipo de deficiência, orientação sexual e gênero também. “Cantadas, olhar para os peitos ou pernas das mulheres também são microagressões, porque são o que chamamos de objetificação sexual”, explica o vídeo. “Mesmo que você ache que é um elogio, ainda pode ser ofensivo”.

Essas pequenas violências contra grupos minoritários possuem consequências “na saúde e na autoestima de um indivíduo, e colocá-lo em desvantagem no trabalho e na escola”, esclarece o vídeo.

Entretanto, não há um “jeito certo” de tratar as microagressões, já que cada pessoa lida de uma forma com esses ataques, que podem vir a acontecer em maior ou menor escala. Contudo, elas devem, sim, ser discutidas e rebatidas, afinal de contas, é preciso romper de uma vez com essa naturalização de violências. E qual a melhor hora para isso do que quando finalmente tomamos ciência delas?


1 thought on “Filmes famosos explicam o que são e como acontecem as microagressões”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *