Essa campanha da Dove mostra o péssimo julgamento que fazemos de nós mesmos

  27. março 2015   POP   0

É fato que a visão que temos de nós mesmos nunca corresponde com a realidade. Estamos sempre muito gordos, muito magros, muito altos, muito baixos, com o nariz grande demais, bochechas demais, ombros largos demais… Enfim, nunca bons o bastante.

Principalmente as mulheres, que vivem com uma patrulha sobre seus corpos, parecem estar sempre insatisfeitas com sua aparência.

A Dove, então, vem com sua nova campanha “#OneBeautifulThought (“Um Lindo Pensamento”, em tradução minha)”, que quer mostrar como fazemos um péssimo julgamento de nós mesmos, com foco, nas mulheres.

Algumas moças foram convidadas a escrever pensamentos que tinham sobre si mesmas num caderninho, ao longo de um dia. E não vieram coisas boas, somente reclamações sobre seus corpos. A Dove então transformou as escritas em diálogos entre duas atrizes e convidaram as donas das falas para tomar um café. Elas acabam ouvindo a dura conversa das atrizes e ficam estarrecidas:

https://www.youtube.com/watch?v=3tM2Z0-zFcw

Algumas moças interrompem a conversa das duas atrizes para dizer o quanto é horrível dizer tais coisas para as outras. “Ei, meninas, é muito violento dizer isso. Sim, eu digo isso a mim mesma todos os dias. Agora eu vejo como isso é violento”, diz uma delas.

Todas acabam se surpreendendo em ouvir o que as atrizes conversam, porque é exatamente o que elas dizem para si mesmas. “Espero que minha filha nunca fale consigo dessa maneira”, pede uma delas. “É injusto. Todas somos lindas”, afirma outra.

Mas se não é aceitável dizer isso a alguém, por que dizer a você mesma? “Quando foi a última vez que você pensou algo bom sobre você”?, pergunta a campanha ao final do vídeo.

Ame-se. Respeite-se. Olhe-se com carinho. E pense com carinho sobre você.