Emma Watson convida os homens a se unirem à luta pela igualdade de gênero

Emma Watson, a eterna Hermione Granger, da série de filmes ‘Harry Potter’, foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres). No último sábado, 20, ela fez um discurso inspirador na sede da ONU, em Nova York, chamando os homens a se unirem à causa da igualdade de gêneros.

Enquanto algumas celebridades preferem não ter seu nome envolvido com a palavra feminismo, Emma Watson vai na contramão. A atriz britânica lançou ainda a campanha ‘He For She‘, um movimento que visa promover o feminismo aos homens, principais responsáveis pela difusão e manutenção do machismo na sociedade. “Precisamos mobilizar tantos homens e garotos quanto possível para a mudança. Não queremos só falar sobre isso. Queremos tentar e ter certeza que é tangível”.

Já no começo de seu discurso, Watson lembrou a todos que “feminismo, por definição é a crença de que homens e mulheres devem ter oportunidades e direitos iguais. É a teoria da igualdade política, econômica e social entre os sexos”. Ou seja, precisamos que homens e mulheres estejam juntos, lado a lado, na construção de um mundo melhor. Para isso, nós, homens, precisamos enxergar a forma como essa cultura machista se dá e tomar atitudes para rompê-la. “Homens, eu gostaria de usar essa oportunidade para apresentar o convite formal. Igualdade de gêneros é seu problema também”.

E continuou: “Até hoje eu vejo o papel do meu pai como pai ser menos válido na sociedade. Eu vi jovens homens sofrendo de doenças, incapazes de pedirem ajuda por medo de que isso os torne menos homens – de fato, no Reino Unido, suicídio é a maior causa de morte entre homens de 20-49 anos, superando acidentes de carro, câncer e doenças de coração. Eu vi homens frágeis e inseguros sobre o que constitui o sucesso masculino. Homens também não tem o benefício da igualdade”.

É ótimo quando uma celebridade usa sua fama e se engaja em lutas que beneficiam a sociedade como um todo. Imagina quantas meninas que já se sentiam feministas, mas tinham medo de dizer, não estão inspiradas agora? O impacto disso é fantástico. Aperta o play e ouça todo o discurso. Infelizmente, não tem tradução. No entanto, o site Que Delícia Ne Gente, fez a transcrição do discurso da Emma Watson. Você pode conferí-lo aqui.

E mais importante, faça parte do movimento! Eu já coloquei meu nome e estou com as mulheres na luta. E você? Faça parte do ‘He For She‘.