Eis o recado da Barbie para as meninas: você pode ser o que quiser

A boneca Barbie foi – e ainda é – símbolo de um ideal de beleza inalcançável, que não contempla todas as meninas e mulheres, que não são somente loiras, brancas e extremamente magras. Não fosse isso o suficiente, um estudo americano aponta que a boneca afeta a percepção das meninas sobre suas carreiras.

Recentemente, a Mattel, empresa responsável pelo brinquedo, deu início a uma mudança na imagem da Barbie. Neste ano, a empresa apresentou duas novidades: a primeira é uma coleção de bonecas com 8 tons de peles, 18 cores de olhos e 23 cabelos diferentes.

A segunda novidade foi o lançamento da boneca inspirada na atriz Zendaya. O look é o mesmo utilizado pela americana no Oscar: dreadlocks e vestido branco; criticado pela apresentadora Giuliana Rancic, que depois pediu desculpas publicamente.

Agora, a Mattel resolveu mudar o marketing da Barbie. Talvez motivada pelo estudo citado anteriormente, a empresa destaca que meninas podem fazer o que quiserem.

No comercial intitulado “Imagine The Possibilities” (“Imagine As Possibilidades”), divulgado nesta semana, garotinhas são professoras universitárias, técnicas de time de futebol, empresárias e paleontólogas. O objetivo é empoderar meninas e mostrar a elas que o futuro pode ser bem amplo.

Este é um esforço na direção certa, mas não vem sem uma concorrência forte enfrentada pela Barbie nos últimos tempos. Na Nigéria, por exemplo, bonecas chamadas “Rainhas Africanas” vendem mais do que a americana naquele país. Recentemente, uma outra boneca foi lançada a fim de ensinar menstruação para meninas.

Vale lembrar, também, que bonecas também são brinquedos para meninos, mas é bom ver uma marca tão importante investindo em expandir sua imagem e passar um recado importante para meninas, tal qual fez a Lego recentemente.

Confira abaixo o comercial da Barbie:

H/T: Exame.

Comments

  1. Pingback:Para todo mundo: comercial da Barbie traz um menino brincando com a boneca - Prosa Livre

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.