E se os papéis das mulheres, como Crepúsculo, fossem protagonizados por homens?

Já se perguntou como seriam os filmes se os papéis das mulheres fossem protagonizados por homens? Filmes como o ‘Titanic‘, ‘Instinto Selvagem‘ ou ‘Crepúsculo‘? O Buzzfeed Pop fez um vídeo trocando as mulheres por homens nesses filmes. O resultado ficou bem interessante:

Se você sentiu algum desconforto com as cenas, parou para pensar o por quê? Estamos tão acostumados com mulheres sendo objetificadas, submissas e determinadas situações sendo retratadas como românticas, que vê-las ocupando o outro lado da história nos é estranho. E isso precisa mudar.

Quatro situações tipicamente machistas compõe o vídeo: a figura da mulher nua é retratada com a famosa cena do filme ‘Titanic‘, onde Jack (Leonardo DiCaprio) pinta Rose (Kate Winslet) pelada; a obsessão (ou a perseguição) masculina, que é sempre romantizada em filmes, como acontece em ‘Crepúsculo‘; o olhar masculino, onde duas mulheres lindas beijam-se para o prazer de um homem, no exemplo, ‘Garotas Selvagens‘; e a dominação, a situação onde o homem domina o corpo e as vontades das mulheres. A cena escolhida foi uma do filme ‘Uma Linda Mulher‘.

Hora de rever certos padrões, hein, Hollywood?

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.