E o Oscar de ‘Melhor Animação’ vai para…

A cerimônia de entrega do Oscar está chegando! No dia 28 de fevereiro conheceremos os melhores do ano na sétima arte. Depois de conhecermos os indicados nas categorias de ator e atriz coadjuvantes, é hora de vermos quais são as animações que concorrem à estatueta dourada. E tem brasileiro na disputa!

Divertida Mente:

E o Oscar de 'Melhor Animação' vai para...

Abrindo a lista, “Divertida Mente” é a animação da Disney que nos leva para dentro da cabeça de Riley, uma menina de 11 anos que está entrando na puberdade e mudando de cidade, o que mexe com suas emoções. Contudo, a história é contada a partir da perspectiva de Alegria, Tristeza, Nojinho, Raiva e Medo, responsáveis por mantê-la (e todos nós) funcionando.

O filme do diretor Peter Hans Docter estreou no meio do ano passado com críticas positivas ao mostrar, de uma maneira lúdica, o funcionamento da nossa mente e a importância da tristeza. O cineasta também é responsável por “Monstros S.A.” e “UP! Altas Aventuras”.

“Anomalisa”:

E o Oscar de 'Melhor Animação' vai para...

“Anomalisa” conta a história de Michael, um escritor que vai a uma cidade para realizar uma palestra sobre seu último livro. Lá, ele encontra uma antiga namorada e se apaixona por Lisa, uma jovem cheia de inseguranças, mas que o cativa por ser uma “anomalia” no meio de tantas pessoas iguais.

A animação dos diretores Duke Johnson e Charlie Kaufman conversa com os tempos atuais e a solidão do ser humano. Kaufman também já dirigiu “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” e “Quero Ser John Malkovich”.

“O Menino e o Mundo”:

o_menino_e_o_mundo

“O Menino e o Mundo” é o representando do Brasil no Oscar. A animação de Alê Abreu acompanha um pequeno garotinho em busca de seu pai, que foi embora para conseguir melhores condições de vida. Através de ilustrações, colagens e aquarelas, o colorido filme faz uma crítica ao capitalismo, ao consumismo desenfreado e ao crescimento sem planejamento das grandes cidades.

“Só vou acreditar que perdi quando ouvir o nome de um outro candidato”, contou Alê Abreu, diretor de “O Menino e o Mundo”. “O filme é muito universal e realista e isso deve ter ajudado na indicação. É ousado e vai na contra-mão de tudo que a gente vê. É um filme que devolve a esperança para os brasileiros.” Será que o Oscar será pintado de verde e amarelo no domingo?

“Quando Marnie Estava Lá”:

E o Oscar de 'Melhor Animação' vai para...

“Quando Marnie Estava Lá”, do diretor japonês Hiromasa Yonebayashi, é uma animação baseada no livro “When Marnie Was There”, escrito pela inglesa Joan G. Robinson. Anna é uma tímida menina, que após uma crise de asma, é enviada para morar com os tios numa pequena cidade às margens de um rio, longe do ar poluído da cidade grande. Lá, existe uma grande mansão que fascina a garota, cuja moradora, Marnie, acaba se tornando sua melhor amiga, mas algo sobre ela que não está claro.

O estúdio responsável pela produção, Ghibili, é o mesmo de “A Viagem de Chihiro”, que ganhou o Oscar de ‘Melhor Animação’ em 2003. Será que vem mais um por aí?

“Shaun, o Carneiro”:

shaun-o-carneiro-filme

“Shaun, o Carneiro” marca a primeira passagem no cinema do carneirinho que faz sucesso na televisão. Cansado da rotina da fazenda, ele e os outros bichos decidem ter um dia de folga, mas acabam mandando, acidentalmente, o dono para a cidade grande e ele acaba perdendo a memória. Shaun e seu rebanho, então, saem em busca do homem para levá-lo de volta para casa.

A animação feita com massinha é dos mesmos criadores de “Wallace & Gromit” e “A Fuga das Galinhas”, Richard Starzak e Mark Burton, e tem uma chance na noite mais concorrida do cinema.

Para quem vai sua torcida? O Oscar acontece no dia 28 de fevereiro e o Prosa Livre vai fazer a cobertura da premiação pelo Twitter (@ProsaLivre). Não perca!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.