É a primeira vez que três atrizes negras concorrem em uma mesma categoria no Oscar

Essa será uma edição do Oscar para guardar na memória. Além da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ter finalmente indicado artistas de minorias étnicas em todas as categorias de atuação, Viola Davis também tornou-se a primeira atriz a ter 3 nomeações ao prêmio em sua carreira.

E tem mais: é a primeira vez que três atrizes negras concorrem em uma mesma categoria. Dentre as indicadas para ‘Melhor Atriz Coadjuvante’ estão: Viola Davis, por “Fences”, Octavia Spencer, por “Estrelas Além do Tempo” e Naomie Harris, por “Moonlight”. As três também se enfrentaram na mesma categoria no Globo de Ouro deste ano, cujo prêmio foi para Viola.

Desde 1985, quando Margareth Avery e Oprah Winfrey (ambas por “A Cor Púrpura”) foram indicadas, mais de uma artista negra não era indicada nessa mesma categoria.

“Obrigada à Academia, por reconhecer esse filme extraordinário e importante e meu trabalho nele. Obrigada, Denzel [Washington, com quem contracena e dirige o filme “Fences”], por estar no comando”.

Tradução: “Parabéns a todos os indicados, especialmente à Ava DuVernay, Emma Stone, Viola Davis, Theodore Melfi, o time de ‘Estrelas Além do Tempo’, Barry Jenkins, Dev Patel e Denzel”.

Tradução: “Ai, meu Deus”.

Em 2007, três atrizes de etnias diferentes concorreram ao prêmio de ‘Melhor Atriz Coadjuvante’: Jennifer Hudson, por “Dreamgirls”, Adriana Barraza e Rinko Kikuchi, ambas por “Babel”. Quem saiu vitoriosa na ocasião foi Jennifer, que levou a honraria para casa.

E artistas negros têm mais um motivo para celebrar: além de haver 6 deles indicados nas categorias de atuação, Barry Jenkins disputa ‘Melhor Direção’ por “Moonlight”, e uma mulher negra foi indicada pela primeira vez para ‘Melhor Edição’. Joi McMillon também concorre ao prêmio por seu trabalho em “Moonlight”, o qual foi seu primeiro filme. Antes do longa-metragem, ela atuou como assistente em atrações de televisão.

“Pensar nisso me deixa um pouco estressada”, ela confessou ao Indie Wire. “Queira você ou não, é uma responsabilidade”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.