Não foi só Lena Waithe que fez história no Emmy Awards, no último domingo (17). Donald Glover, criador do seriado “Atlanta” também deixou sua marca ao ser o primeiro negro a vencer na categoria Melhor Direção em Série de Comédia.
Mas esse não foi o único momento pelo qual o ator e diretor será lembrado. Em 32 anos, ele é, também, o primeiro ator negro a vencer Melhor Ator em Série de Comédia. O último ator negro a vencer na mesma categoria foi Robert Guillaume, por seu trabalho em “Benson”. Glover levou o prêmio neste ano com sua série “Atlanta”.
Em seu discurso de Melhor Diretor, ele agradeceu sua família e o cineasta Hiro Murai, a quem ele creditar ter ensinado “tudo o que eu sei sobre direção”.
“Ele teve o olho para esse show primeiro. Ele foi maravilhoso quando sentamos para conversar sobre isso. Eu quero muito dar isso ao Hiro e dizer: ‘eu te amo e obrigado por ser meu melhor amigo e fazer isso comigo”.
Quando subiu ao palco como Melhor Ator, ele agradeceu sua esposa e ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Quero agradecer a Donald Trump por tornar as pessoas negras os primeiros na lista de mais oprimidos”, brincou. “É por causa dele, provavelmente, que eu estou aqui”.
É muito bom ver que a televisão tem dado mais oportunidades para mulheres e minorias étnicas, o que tem resultado em mais pessoas diversas vencendo em premiações. Para se ter uma ideia, o Emmy Awards 2017 foi o terceiro mais diverso de sua história, com atores e atrizes de minorias étnicas concorrendo em todas as principais categorias de atuação.
E a vitória de Donald Glover não é apenas sobre oportunidade, afinal, ele também é o criador da série “Atlanta”, mas também pela qualidade de seu trabalho.
“Parece um sonho”, ele disse nos bastidores. “Eu não quero fazer o melhor filme indie. Eu quero fazer o melhor filme. Eu não acredito em rótulos assim. Estou feliz por ter feito história, mas não é o que eu estou tentando fazer. Eu acredito que as pessoas mereçam qualidade. Eu só quero fazer um ótimo show”.