Dia da mulher: 6 sites e blogs feitos por feministas

  06. março 2015   Internet   1

O Dia da Mulher é no dia 8 de março, e eu até pensei em escrever algo sobre o assunto, porém, vindo de um homem, pouco poderia ser acrescentado. Acho melhor deixá-las falarem, afinal, a data é símbolo de luta, apesar do capitalismo insistir em comercializar qualquer data do calendário.

Separei aqui 6 páginas da internet, entre sites e blogs feitos por feministas que eu acompanho e quero dividir com quem acompanha o Prosa Livre:

Lugar de Mulher:

Acompanho o Lugar de Mulher desde que ele foi criado, no ano passado. Abro a lista com ele, porque visito o site todo santo dia, sem brincadeira. A Clara, a Mari e a Polly, as autoras da página, escrevem sobre vários assuntos relacionados às mulheres, sempre com viés feminista.

Cansadas dos rótulos sobre as mulheres, cagações de regra como devem ser, se portar e existir, as três criaram o Lugar de Mulher para mostrar que o lugar de mulher é onde ela quiser.

Momentum Saga:

Nunca fui muito fã de ficção científica até conhecer o Momentum Saga, da Sybylla, que além de fã e dominar o assunto, é geógrafa, professora e mestra em Paleontologia. E, claro, feminista.

O blog é interessantíssimo e a Sybylla une ficção científica com questões sociais importantes, como a representatividade das minorias. Vale conferir o Momentum Saga.

Ativismo de Sofá:

“Quem não acredita em ativismo de sofá acha que blogs e marchas não farão diferença nenhuma no mundo, não vê que a internet é o meio mais democrático para disseminar informação, ou finge não ver”. Quem não acredita que a internet possa criar transformações reais no mundo “offline”, basta pegar a péssima campanha de carnaval da Skol, como exemplo. Ou a péssima campanha sobre perigos do álcool do Ministério da Justiça.

Além disso, os perfis do Facebook e do Twitter compartilham conteúdos de outros sites e blogs com conteúdos com temáticas sociais.

 

Think Olga:

O site Think Olga é outro bem conhecido na internet. Foi dele que saiu a campanha “Chega de Fiu Fiu” e do “Entreviste uma Mulher”. Este último é um banco de dados com nomes de mulheres com diversas especializações em vários assuntos que são ótimas fontes para reportagens.

Aline Valek:

O blog da Aline Valek é uma delícia de ler. Feminista, ela escreve sobre diversos assuntos na sua página e, vale a pena dizer que a newsletter do blog dela é sensacional. Juro. Todo sábado eu passo um tempinho a mais na cama só para ler o email que chegou. Para assiná-la clique aqui.

A Aline escreve ainda para o Escritório Feminista, da Carta Capital, e possui um outro blog, o Todo Mundo Come, que é maravilhoso e de leitura fácil. Também recomendo.

Questão de Gênero:

Escrito pela jornalista Jarid Arraes, o Questão de Gênero levanta questões importantes sobre mulheres e sexualidade. Assim como os outros sites e blogs aqui listados, traz ótimas discussões, que precisam – e muito – ser debatidas.

Esses são os blogs feitos por feministas que eu acompanho. Conhece outros? Compartilhe comigo, porque eu adoro ler o trabalho de tantas mulheres incríveis.


1 thought on “Dia da mulher: 6 sites e blogs feitos por feministas”

  • 1
    Cintya Chris on 13/09/2015 Responder

    Sensacionais as suas indicações de blogs! Estou em processo de aumentar o meu feed de notícias com blogs feministas e esse post me ajudou muito. A propósito, o seu também acaba de ser incluso no meu feed, hahaha. Boa noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *