Denzel Washington é o ator negro com mais indicações ao Oscar da história

Denzel Washington não só conseguiu quatro indicações ao Oscar com o filme “Um Limite Entre Nós”, como também se tornou o ator negro com mais indicações na história da premiação. Por seu papel no longa, no qual ele é também o diretor e produtor, ele chegou à sua sétima nomeação nas categorias de atuação.

Em “Um Limite Entre Nós”, o artista dá vida a Troy Maxson, um pai de família muito duro com sua esposa, Rose (Viola Davis), e o filho, Cory (Jovan Adepo). A obra é uma adaptação para o cinema da peça de mesmo nome escrita por August Wilson, a qual também foi interpretada, em 2010, por Denzel e Viola na Broadway.

O filme levou quatro indicações no Oscar deste ano: além de ‘melhor ator’ e ‘melhor filme’, Viola Davis foi indicada a ‘melhor atriz coadjuvante’ e ‘melhor roteiro adaptado’.

https://www.youtube.com/watch?v=x9FiddWYA9I&t=16s

Uma curiosidade sobre o longa é o fato de que August Wilson, autor da peça, queria um diretor negro na adaptação de sua obra para as telonas. Isso porque, segundo ele, um artista branco “não partilha da mesma sensibilidade de um negro”.

“Nós, afro-americanos, estamos aqui desde o século 17. Temos uma forma diferente de responder ao mundo. Temos ideias diferentes sobre religião e de interação social. Temos diferentes ideias sobre estilo e linguagem. Temos uma estética diferente. Alguém que não divide as especificidades de uma cultura estaria deslocado, não importa o quão astuto ou bem-intencionado seja o estudante. Eu recusei um diretor branco, não por base de raça, mas por base de cultura. Diretores brancos não são qualificados para o trabalho. O trabalho requer alguém que partilhe das especificidades da cultura negra”.

E com as quatro indicações ao Oscar, é possível afirmar que Wilson estava certo ao querer um artista negro cuidando de seu trabalho.

Anteriormente, Denzel Washington trabalhou como diretor em “Voltando a Viver” e “O Grande Debate”. Como ator, ele já foi indicado por suas atuações em “O Voo”, “Dia de Treinamento” (pelo qual foi premiado), “Hurricane – O Furacão”, “Malcolm X”, “Tempo de Glória” (pelo qual também foi premiado) e “Um Grito de Liberdade”.

Depois dele, Morgan Freeman possui 5 indicações. Viola Davis possui 3 e é a atriz negra mais indicada da história. E Vale lembrar que, até hoje, em 88 anos de Oscar, apenas 14 atores negros saíram vencedores nas categorias de atuação.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.