Conheça a modelo Erica Jean Schenk, capa da revista ‘Women’s Running’

  28. julho 2015   Estilo   0

No final de abril, a jornalista e blogueira Juliana Romano foi capa da revista Elle brasileira, numa edição que queria quebrar padrões de beleza nessas publicações voltadas ao mundo da moda. No comecinho daquele mês, a atriz Rebel Wilson também foi capa de revista, a Elle UK. Ambas mulheres são gordas e vêm ajudando a redefinir o que é considerado belo pela mídia.

Outra revista que apostou em romper com padrões estéticos foi a Women’s Running, que colocou a modelo Erica Jean Schenk em sua capa. “Há um estereótipo de que todos os corredores são pessoas magras, mas isso não é verdade”, comentou a editora chefe da publicação ao Today.com. “Acho que toda mulher não se vê nas capas das revistas que estão nas bancas. Queríamos que nossas leitoras sentissem como se pudessem se enxergar na nossa capa”.

Erica Jean, além de modelo, também corre. Ou seja, não foi à toa que ela foi escolhida para estampar a Women’s Running. A capa fez sucesso nas redes sociais, onde várias mulheres sentiram-se contempladas ao verem uma mulher gorda (ou plus size) como elas numa revista dedicada a esportes, o que não acontece frequentemente, pois ainda é muito comum ouvirmos o argumento de que pessoas gordas não são saudáveis ou não gostam de exercícios. E isso não é necessariamente verdade.

Mas o que Erica achou da repercussão de sua capa? “Fiquei maravilhada com as respostas positivas que tive. Tantas mulheres sentiram-se inspiradas pela capa! Fiquei surpresa com o feedback”, contou a corredora ao Brit+Co. Ela disse ainda que não sabia que estaria à frente da edição de agosto. “Eu soube que estava na capa quando um jornalista me ligou pedindo uma entrevista”.

Ao E!, a atleta disse ter gostado da forma como foi fotografada. “Amo como a imagem mostra uma mulher de coxas grossas orgulhosa de seu corpo”, elogia. “Não estou nem vestindo roupas largas, para dizer o mínimo. A princípio eu fiquei incomodada, mas então eu percebi que eu não poderia ajudar outras mulheres a aceitarem-se se eu não fizesse o mesmo comigo”.

Foto: Erica Jean para a ‘Women’s Running’

Em entrevista ao canal Fox News, Erica acredita que o sucesso da capa se deve à falta de mulheres gordas nas revistas. “Acho que a maioria das revistas voltadas ao mundo fitness mostram mulheres magras, e não mostram muitas mulheres plus size, a menos que seja dentro da edição, e seja uma matéria pequena”. “Essa é a primeira vez que uma mulher plus size foi assunto nas redes sociais e em qualquer tipo de mídia. É bom que comecemos a marcar presença, porque é o que precisamos para seguirmos em frente com a aceitação dos corpos”.

A modelo também ficou feliz como a repercussão de sua capa nas redes sociais motivou outras mulheres a postarem fotos de si mesmas, mostrando orgulho por seus corpos. “Acho maravilhoso que as mulheres estejam sentindo-se capazes de se exibirem e não estarem sozinhas; e elas não estão. Porque se você corre e é gorda, você não está sozinha, e nem deveria se sentir assim, porque é possível conectar-se com pessoas como você na internet. E isso é ótimo”, disse a atleta e modelo ao Fox News.

A quem possa interessar, Erica Jean dá detalhes sobre sua alimentação. “Tudo o que cresça”, brinca. “Nozes, sementes, frutas e vegetais. Eu admito que  adoro chocolate e queijo, mas existe a hora certa para trabalhar e se divertir”. Quanto aos esportes, ela revela preferir exercícios fora de casa. “Prefiro correr descalça na praia, nadar e jogar vôlei na praia. E adoro caminhada, também”.

Por fim, ela critica a indústria da beleza, que “lucra com as inseguranças das mulheres”. “Com dietas, exercícios, pílulas, cirurgias, e todo o resto, que esquecemos de nos amarmos e as nossas tão chamadas ‘falhas’”, conta ela ao E!. “A mudança de verdade leva gerações. Estou orgulhosa de estar aqui e não só presenciar, mas ajudar a mudar a forma como vemos os corpos”.

Foto: Erica Jean para a ‘Women’s Running’