A representação feminina no cinema cresceu no último ano, mas ainda é preciso avançar muito mais, afinal, muitos filmes ainda insistem em estereótipos ao retratar as mulheres. Não é raro vê-las como mães, esposas, donas de casa ou apenas como o par romântico de um protagonista.
E esses são apenas alguns exemplos do que é preciso melhorar quando se trata de representação feminina em filmes. Há muito mais o que fazer e, para ajudar nessa tarefa, existe o Teste de Bechdel. Ele consiste em três perguntas simples:
- Há mais de duas mulheres (com nomes) na produção?
- Elas conversam entre si?
- E essa conversa é sobre qualquer coisa que não seja sobre homens?
Parece bem fácil, né? Mas a verdade é que não é bem assim: um levantamento realizado no começo do ano mostrou que cerca de 40% dos filmes que assistimos não passam no Teste. E ele liga o resultado à falta de mulheres trabalhando atrás das câmeras: quando elas assumem parte ou todo o roteiro de um longa, ele passa no Teste de Bechdel.
E numa época em que tanto se questiona o papel da mulher no cinema e na sociedade, como será que os filmes lançados em 2016 se saem nessa avaliação? A revista The Hollywood Reporter resolveu investigar e selecionou 25 das maiores produções lançadas neste ano, e concluiu que apenas 13 filmes, ou pouco mais da metade, passaram no Teste de Bechdel. Apenas um falhou em atender um dos critérios, 9 falharam em duas categorias e 2 deles não atingiram nenhum deles.
O Teste de Bechdel não é perfeito, mas ajuda a avaliar como estúdios e cineastas veem as mulheres. E pelo resultado, é preciso fazer mais e melhor.
Confira quais foram os filmes avaliados:
Passaram:
- “As Caça-Fantasmas”;
- “Invocação do Mal 2”;
- “Bad Moms”;
- Zootopia”;
- “Festa da Salsicha”;
- “Procurando Dory”;
- “Esquadrão Suicida”;
- “Trolls”;
- “Capitão América: Guerra Civil”;
- “Batman Vs Superman”;
- “X-Men: Apocalipse”;
- “Independence Day: O Ressurgimento”;
- “Animais Fantásticos e Onde Habitam”.
Falhou em 1 critério:
- “Pets – A Vida Secreta dos Bichos”.
Falharam em 2 critérios:
- “Doutor Estranho”;
- “Angry Birds: O Filme”;
- “Sully”;
- “Central de Inteligência”;
- “Kung Fu Panda 3”;
- “Star Trek: Sem Fronteiras”;
- “Jason Bourne”;
- “Deadpool”;
- “Mogli: O Menino Lobo”.
Falharam em todos os critérios:
- “Sete Homens e um Destino”;
- “A Lenda de Tarzan”.