Anohni, cantora trans indicada ao Oscar, anuncia boicote à premiação

Em 1975, Angela Morley fez história ao se tornar a primeira mulher transgênera a ser indicada a um Oscar. 41 anos depois, a cantora Anohni repete o feito de Morley, mas diferente da primeira, ela não comparecerá à premiação.

A indicada ao prêmio de ‘Melhor Canção’, por sua música “Manta Ray”, do documentário “Racing Extinction”, escreveu uma longa carta publicada no site Pitchfork, onde explica sua posição. Anohni não foi convidada a apresentar sua música na cerimônia, ao contrário de Lady Gaga (“Till It Happens To You”), Sam Smith (“Writing’s On The Wall”)e The Weeknd (“Earn It”), também indicados na mesma categoria. “Encobrindo as mensagens de parabenizações, agora os jornais colocavam meu nome na lista de dois artistas que foram ‘cortados’ pela Academia devido a ‘restrições de tempo’.”

Além dela, o artista sul coreano Sumi Jo, também não foi convidado para fazer uma performance no Oscar, mas ambos foram convidados a comparecer à premiação. Ao mesmo tempo, Dave Grohl, vocalista do Foo Fighter e não indicado a nada, fará uma apresentação na noite de hoje. “Os produtores pareceram ter decidido que apenas cantores comercialmente viáveis poderiam subir ao palco.”

“Na última noite, eu tentei me forçar a pegar um avião e ir a Los Angeles para os eventos dos indicados, mas os sentimentos de vergonha e raiva me nocautearam, e eu não consegui pegar o voo”, ela escreveu em sua carta. “Eu imaginei como seria sentar ao lado de todas aquelas estrelas de Hollywood, algumas corajosas iriam se aproximar com suas caras tristes e condolências. Eu estaria lá, sentindo uma vergonha que me recordaria das primeiras afirmações dos Estados Unidos da minha insuficiência enquanto pessoa trans. Dei a volta no aeroporto e voltei para casa.”

Anohni, contudo, acredita que não foi convidada para se apresentar no Oscar por não ser muito conhecida pelo público americano, e não “especificamente” pelo fato de ser transgênera. “Eu não fui convidada para performar porque eu sou relativamente desconhecida nos Estados Unidos, cantando uma música sobre ‘ecocídio’, e isso pode não vender espaço para propaganda. Não sou eu quem escolhe os artistas para a noite, e eu sei que eu não tenho o direito automático de ser chamada.”

Entretanto, ela diz que “se você seguir as migalhas de pão, a verdade é impossível de ser ignorada.”

“Assim como o aquecimento global, esse não é um evento isolado, mas uma série de eventos que aconteceram ao longo dos anos que criam um sistema que foi feito para me arruinar, primeiro como uma criança afeminada, e depois como uma mulher trans andrógina”, diz Anohni. “É um sistema de opressão e de poucas oportunidades para pessoas trans, que foi empregado pelo capitalismo nos Estados Unidos para partir nossos sonhos e nosso espírito coletivo.”

A artista britânica contou que sempre foi desencorajada a tentar uma carreira na música, tendo quase desistido da profissão. Ainda assim, ela perseverou com a ajuda de outros cantores como Lou Reed. “A verdade é que eu não estava preparada para o estrelato e para ser diluída para sua diversão. Como uma artista transexual, eu sempre ocupei um lugar fora do mainstream. Tenho pago com prazer um preço por falar a minha verdade em face da aversão e idiotice.”

Por fim, a ativista ambiental e ganhadora do prêmio Mercury, entregue aos melhores da música britânica, afirma que não comparecerá ao Oscar deste ano, sendo mais uma artista a boicotar a premiação.

“Eles vão tentar nos convencer de que eles têm nossos melhores interesses ao agitar bandeiras de identidade política e falsas questões morais. Mas não esqueça que muitas dessas celebridades são troféus de corporações bilionárias, cujas únicas intenções é manipulá-lo a dar-lhes o seu consentimento e o último de seu dinheiro. Elas foram pagas para fazer um pouco de sapateado para ocupar você enquanto Roma queima. […] Quero maximizar minha utilidade e ativismo na preservação da biodiversidade e na busca da decência humana dentro da minha esfera de influência.”

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.