Seu coração vai derreter com essa animação em que um tímido garoto se apaixona por outro menino

  23. maio 2017   Cinema   0
Seu coração vai derreter com essa animação em que um tímido garoto se apaixona por outro menino

Produções voltadas para crianças raramente apresentam personagens LGBT. Nos últimos anos, isso tem mudado aos poucos: “As Meninas SuperPoderosas” trouxeram um pônei que sente que é um unicórnio, em uma alusão às pessoas trans; em “Procurando Dory” havia um (possível) casal lésbico; “Star Wars vs. as Forças do Mal” exibiu um beijo gay e “Steven Universe possui narrativas LGBT. Ainda assim, essas animações são raras exceções.

Por isso, é sempre animador quando mais obras audiovisuais ‘ousam’ e apresentam personagens lésbicas, gays, bissexuais e trans. A mais nova é “In a Heartbeat”, ou em português, “Na Batida do Coração”, feita pela dupla Esteban Bravo e Beth David. O curta é o projeto de tese que apresentam na Ringling College of Art and Design, onde estudam computação gráfica.

“Não houve nenhum filme, ou pelo menos um filme grande, no qual o personagem principal é gay e a questão de ser gay é abordada”, contou Esteban para o site da Teen Vogue. “Nós queríamos jogar uma uma luz sobre um tema que raramente é explorado nas animações, e nós queríamos que as pessoas fossem um pouco mais compreensivas e conscientes sobre a como é a experiência de ser gay por meio de uma curta de animação que é doce e leve”.

Em “In A Heartbeat” conhecemos Sherwin, um menino tímido que possui uma paixão secreta por Jonathan, o garoto popular da escola. O menino tenta disfarçar ao máximo, mas vê sua orientação sexual ser revelada depois de seu coração sair, literalmente, para fora do peito.

É tudo muito romântico e fofo, como você pode ver no trailer abaixo.

Em novembro do ano passado, Esteban e Beth lançaram uma campanha de financiamento coletivo para fazer a animação acontecer. A meta, que era de US$ 3 mil foi ultrapassada, chegando a mais de US$ 14 mil, e está sendo utilizada por ambos para trabalhar com o compositor da trilha sonora do filme, além de inscrever a obra em festivais de cinema.

“É muito animador ver que ele alcançou tantas pessoas. Ele nem saiu ainda, mas a ideia já teve um impacto positivo em muita gente”, comemorou Beth, em entrevista à Teen Vogue. “Acho que os jovens, artistas e inovadores cineastas são o futuro da indústria, e eles estão contando esses tipos de histórias. Fico feliz de fazermos parte desse movimento”.

“In A Heartbeat” deve estrear online apenas no verão do Hemisfério Norte (entre junho e agosto) e tomara que consiga chamar bastante atenção e público. Histórias como a de Sherwin e Jonathan não precisam, e nem devem, ficar restritas apenas a adultos, afinal, quanto mais cedo crianças tiverem contato com personagens e pessoas LGBT, mais fácil será para aceitá-los, e uma sociedade muito mais gentil e amorosa crescerá a partir daí.

Para ajudar na divulgação do filme, a dupla de criadores recriaram pôsteres de filmes conhecidos, como “O Segredo de Brokeback Mountain” e “A Culpa é das Estrelas”. Mal podemos esperar para assisti-lo finalmente.

Second spoof poster!

Posted by In a Heartbeat – Animated Short Film on Friday, April 21, 2017

As per Ringling tradition, we’re making parody movie posters! This first one’s a pretty easy guess 🌟

Posted by In a Heartbeat – Animated Short Film on Sunday, April 16, 2017


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *