9 filmes sobre negros para você não perder até o próximo Oscar

O Oscar deste ano teve apenas brancos entre os indicados nas categorias de atuação, o que fez com que a hashtag #OscarsSoWhite voltasse para mais uma edição, o tipo de sequência que ninguém mais queria ver no cinema. Tanto público quanto os próprios artistas se manifestaram contra a exclusão de negros, latinos, asiáticos e outras minorias da maior premiação da sétima arte.

Desde então, a Academia do Oscar anunciou medidas para diversificar seu corpo de membros e divulgou uma lista de novos integrantes, dos quais 41% são de minorias étnicas  e 46% são mulheres. Passos importantes dentro de uma indústria cinematográfica ainda muito masculina, branca e heterossexual, mas que parece estar começando (finalmente) a abrir os olhos para novas histórias.

Para se ter uma ideia, listei 9 filmes sobre negros que foram/estão sendo/serão lançados até o próximo ano:

“Hidden Figures”:

O filme conta a história real, mas pouco conhecida do grupo de mulheres negras por trás da missão que levou o primeiro americano a orbitar a terra. Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe vivem, respectivamente, Katherine G. Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, três gênios da matemática que trabalharam na NASA, e enfrentaram o racismo e o machismo em uma época ainda mais difícil para mulheres como elas.

“Hidden Figures”chega às telonas americanas no dia 13 de janeiro de 2017.

“Moonlight”:

Janelle Monáe também poderá ser vista em “Moonlight”, novo filme do diretor Barry Jenkins. No longa, acompanhamos a vida de Chiron (Trevante Rhodes) dividida em três partes: infância, adolescência e começo da vida adulta do rapaz, o qual luta contra sua sexualidade, ao mesmo tempo em que cresce em meio à violência, drogas e falta de estrutura familiar.

Produções LGBT são poucas, mas produções centradas em LGBTs negros são ainda mais raras. “Moonlight” estreia no dia 21 de outubro.

“Queen of Katwe”:

Lupita Nyong’o dará as caras de novo em “Queen of Katwe”, um dos novos lançamentos da Disney para este ano. Ela será Harriet, mãe de Phiona Mutesi (Madina Nalwanga), uma menina da favela de Katwe, na cidade de Kampala, em Uganda, a qual é uma grande campeã do xadrez mundial, e cuja trajetória é explorada no filme da diretora indiana Mira Nair.

O longa ainda não tem data para chegar ao Brasil, mas nos Estados Unidos a estreia acontece no mês que vem.

“The Birth of a Nation”:

“The Birth of a Nation” vai na contramão das produções sobre o período de escravidão, contando a história real de Nat Turner, homem que liderou uma violenta revolta de escravos no estado da Virgínia, em 1831. Essa é mais uma história pouco conhecida, mas que Nate Parker, protagonista da obra, não quis deixar esquecida, produzindo e indo atrás de financiamento para o longa, o qual foi apresentado no Festival de Sundance, onde saiu elogiado.

O filme será lançado oficialmente no dia 7 de outubro nos EUA e deve desembarcar por aqui em janeiro do ano que vem.

“Bastille Day”:

Idris Elba entrou em 2016 com três sendo lançados ao longo do ano: “Mogli”, “A Hundred Streets” e “Bastille Day”, no qual o ator interpreta um agente da CIA, responsável por cuidar do caso de um batedor de carteira que acaba se metendo em uma trama terrorista após roubar uma maleta que possui mais do que apenas dinheiro.

O filme já estreou nos cinemas internacionais, mas ainda não tem data para chegar por aqui.

“Southside With You”:

“Southside With You” narra a história do primeiro encontro entre Barack e Michelle Obama, também conhecidos como presidente e a primeira-dama dos Estados Unidos. Em 1989, em Chicago, um jovem Barack Obama (Parker Sawyers) aceita um emprego em um escritório de advocacia. Lá, ele conhece uma advogada, que também é sua chefe, Michelle Robinson (Tika Sumpter), a qual ele convida para um encontro, e enfrenta uma certa resistência da moça a princípio, mas que acaba topando sair com o rapaz.

O filme também foi apresentando em Sundance, onde também foi elogiado. “Southside With You” estreia no dia 19 de agosto nos Estados Unidos.

“The Fits”:

“The Fits” acompanha a história da pequena Toni (Royalty Hightower), que treina boxe com seu irmão em um centro comunitário. No local ela descobre um grupo de dança, pelo qual ela fica fascinada e faz de tudo para fazer parte dele. Contudo, enquanto tenta se adequar, a menina ainda precisa lidar com sua individualidade e construção de sua identidade.

O longa estreou com boas críticas em junho deste ano.

“Raça”:

Provavelmente você conhece a história de Jesse Owens, atleta que ficou mundialmente conhecido ao disputar a Olimpíada de Berlim, em 1936, onde ganhou 4 medalhas de ouro, em um evento esportivo sediado durante a época de Hitler no poder. Em “Raça”, vemos de perto toda sua trajetória, em um filme estrelado por  Stephan James.

O longa foi lançado no Brasil em junho passado.

“Miles Ahead”:

O ator indicado ao Oscar, Don Cheadle, dirige, escreve e atua em “Miles Ahead”, filme bibliográfico do músico Miles Davis, percorrendo os altos e baixos da vida do artista. Para viver o personagem, Cheadle contou que aprendeu a tocar o trompete, praticando todos os dias. Essa também é a primeira produção dirigida por ele.

O filme já estreou nos Estados Unidos, mas ainda não há data para Brasil.

Nota: muitos filmes ainda não têm data para chegar ao nosso país, mas é importante demonstrar interesse para que elas cheguem aos nossos cinemas, e quem sabe até incentivar mais projetos protagonizados por artistas negros.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.