Confira o trailer de ‘White People’, documentário sobre privilégio de pessoas brancas da MTV americana

10. julho 2015 Cinema 0
Confira o trailer de ‘White People’, documentário sobre privilégio de pessoas brancas da MTV americana

Em meio às tensões raciais que ocorrem nos Estados Unidos, a MTV americana parece querer acrescentar um elemento ao debate. O canal produziu um documentário chamado White People (“Pessoas Brancas”, em português), conduzido pelo jornalista Jose Antonio Vargas, ganhador do prêmio Pulitzer. O longa quer discutir o que os jovens americanos brancos pensam sobre privilégio branco, ações afirmativas e questões envolvendo identidade racial.

O primeiro trailer de White People foi lançado e traz um apanhado de meninos e meninas, todos brancos, dando suas impressões sobre o que é ser branco na sociedade. O desconforto de todos é visível. “Estou tentando tomar cuidado”, diz um rapaz. “Eu não quero ofender ninguém”, fala uma moça.

“Se você diz a coisa errada, de repente você é racista”, diz um jovem ao jornalista Jose Antonio Vargas. Segundo publicação da própria MTV, o objetivo é “começar uma conversa honesta e real, de uma forma ponderada em um ambiente sem julgamentos”. Pelo trailer, parece não haver interferência nas falas das pessoas.

Num trecho do documentário, Vargas conversa com americanos descendentes dos índios que viviam nos Estados Unidos, antes da chegada dos europeus. “Eles sempre falam sobre as coisas boas que os brancos fizeram na história. E as coisas ruins? Como quando eles tentaram nos eliminar?”, pergunta uma menina de origem indígena. Em outro trecho, o jornalista pede a uma menina que escreva o que ela vem à sua mente quando pensa em “pessoas brancas”. “Eles são ruins conosco”, responde.

É cedo para dizer se o documentário White People vai conseguir realmente discutir questões envolvendo privilégios de pessoas brancas e identidade racial. O filme tem estreia no dia 22 de julho, e quem quiser se aprofundar no tema, é possível entrar no site Look Different, para entender melhor as questões que o longa abordará, além de conter jogos sobre o assunto.

Se White People vai provocar as mudanças que promete, ainda não dá para saber, mas com certeza já está nos fazendo conversar sobre ele.