Troque presentes por igualdade de gênero no Dia Internacional da Mulher

Troque presentes por igualdade de gênero no Dia Internacional da Mulher

Camila Pitanga, Embaixadora da ONU Mulheres Brasil, possui uma ideia melhor para presentear as mulheres no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. É algo que está longe de ser conquistado, mas se todos trabalharmos juntos, pode ser uma realidade. Descobriu o que é? Resposta: igualdade de gênero.

A atriz gravou um vídeo pedindo a homens e mulheres, governos e empresas, que se unam na construção de uma sociedade que garanta às mulheres o respeito, a equidade salarial, o fim do assédio sexual e do racismo. “Você, homem, mulher, governo, sociedade, é capaz de dar este presente? Reconhecer que temos os mesmos direitos? Que este dia te estimule a repensar.”

O recado da artista faz parte da campanha global da ONU no Dia Internacional da Mulher, “Por um planeta 50-50: um passo decisivo pela igualdade de gênero”, uma iniciativa que pede aos governos se comprometam a tomar atitudes para enfrentar os desafios que “impedem mulheres e meninas de alcançar seu pleno potencial.”

Camila Pitanga é Embaixadora da Boa Vontade da ONU desde dezembro do ano passado. Através de suas contas nas redes sociais, ela compartilhou estatísticas alarmantes sobre a situação das mulheres no Brasil, e confessou que vinha conversando com a ONU Mulheres há tempos para transformar suas “angústias ação.”

Ela é a sétima personalidade no mundo a receber o título de embaixadora da entidade. Além dela, também são embaixadores globais: as atrizes Nicole Kidman e Emma Watson, a princesa da Tailândia, Bajrakitiyabha Mahidol, tenista Sania Mirza, o ator, cineasta e cantor Farhan Akhtar, e a atriz Hai Qing.

“Quero colocar em prática o meu desejo de lutar contra tanta dor e desigualdade ainda vividas pelas mulheres. Obrigada, ONU Mulheres, por me empoderar, me orientar e me fazer compreender mais os dilemas e as soluções para as mulheres no mundo”, escreveu a artista no Facebook.

No álbum #PorqueEscolhiEssaLuta apresentei dados sobre desigualdade de gênero e violência contra nós mulheres. Nos ú…

Publicado por Camila Pitanga em Quinta, 10 de dezembro de 2015