Assista ao trailer do histórico “Crazy Rich Asians”, filme com elenco formado apenas por artistas asiáticos

24. Abril 2018 Cinema 0
Assista ao trailer do histórico “Crazy Rich Asians”, filme com elenco formado apenas por artistas asiáticos

O ano de 2018 está se tornando o ano em que pessoas brancas estão saindo um pouco de cena no cinema, para dar lugar a minorias que lutam para se verem representadas nas telonas.

Depois do sucesso estrondoso de “Pantera Negra”, cujo elenco é predominantemente negro, teremos dentro de alguns meses “Crazy Rich Asians”, filme todo protagonizado por artistas asiáticos. A história é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Kevin Kwan.

O filme é centrado em Rachel Chu (Constance Wu), uma professora de economia em Nova York, que namora um professor de história chamado Nick Young (Henry Golding). A relação dos dois vai bem até Nick convidar a namorada para ir até Singapura, para um casamento e, de quebra, conhecer a família dele.

Rachel aceita o convite e o casal embarca para o outro lado do mundo, em uma viagem em que a moça descobre que seu namorado é, na verdade, rico. Ou melhor: podre de rico!

“Sua família é rica?”, ela pergunta na primeira classe do avião.
“Temos uma situação confortável”, ele responde.
“É exatamente isso o que uma pessoa muito rica diria”, ela rebate.

Em Singapura, Rachel precisa lidar com mais do que apenas costumes diferentes: a mãe de Nick, Eleanor (Michelle Yeoh) desaprova totalmente o relacionamento do filho e as mulheres da cidade estão doidas para ficar com o rapaz.

Assista ao trailer e prepare-se para ver muita gente rica e festas asiáticas caríssimas.

“Crazy Rich Asians” é dirigido por Jon M. Chu (“Ela Dança, Eu Danço 3”), o qual levou tempo para montar o elenco do filme. O cineasta buscava artistas asiáticos para a obra, para se manter o mais fiel possível à história original e dar a ela a autenticidade que merece. Mas por conta da falta de oportunidades para atores e atrizes asiáticos, foi difícil conseguir escolher os protagonistas.

“Nós fizemos chamadas antes de alguns dos meus antigos filmes. Os atores nem sempre tinham a mais alta qualidade, pois não têm experiência, mas eu sempre encontro alguns, às vezes até vários, que nunca tiveram uma oportunidade”, disse o diretor ao Buzzfeed News. “Quando você tem uma quantidade grande de personagens para encontrar, elas não serão, necessariamente, pessoas que você conhece. Quando eu faço um filme ‘comum’, com atores brancos como protagonistas, os artistas estão por toda a parte”. Mas isso não é o que acontece quando a sua produção conta a história de pessoas asiáticas: a quantidade de atores é mais escassa.

E por estarmos falando de Hollywood, uma indústria que apaga identidades asiáticas sempre que pode, o papel de Rachel, uma mulher de origem chinesa, interpretada por uma atriz americana com origens taiwanesas, poderia ter sido de uma artista branca. Pelo menos era isso o que um produtor queria ao apresentar a ideia do filme para Kevin Kwan, autor do livro.

“Essa era a estratégia deles. Eles queriam mudar a heroína para uma garota branca. Eu disse: ‘vocês não entenderam nada. Não, obrigado'”, disse o escritor à revista Entertainment Weekly.

Porém, o resultado final trouxe, além de Constance Wu e Henry Golding, Michelle Yeoh, Gemma Chan, Awkwafina, Ken Jeong, Harry Shum Jr. e mais artistas asiáticos para o filme. E isso é histórico, pois desde “O Clube da Felicidade E da Sorte”, lançado em 1993, que uma produção com elenco todo asiático não é lançado em Hollywood. Já era mais do que na hora, né?

“Crazy Rich Asians” chega aos cinemas dos Estados Unidos no dia 17 de agosto.