Top #10 passeios para se fazer em Punta del Este

Top #10 passeios para se fazer em Punta del Este

No começo de abril, eu e minha avó embarcamos em um cruzeiro com destino a Punta del Este e Montevidéu, no Uruguai e Buenos Aires, capital da Argentina. O navio era o Splendour of the Seas, da Royal Caribbean. Foi meu segundo cruzeiro e foi outra experiência fantástica. Atividades e comida (muita comida) não faltaram. O primeiro post é um Top #10 passeios para se fazer em Punta del Este. Vou fazer um post para Buenos Aires e Montevidéu também (vai ser difícil, tem muuuuita coisa!) e um post com informações interessantes sobre o cruzeiro. Então, fique ligado. Enquanto isso, vamos a Punta.

Punta del Este está localizada na costa leste do Uruguai, no departamento de Maldonado, e fica a 135 km de distância da capital Montevidéu. A cidade possui praias oceânicas e de rio, já que está localizada entre o Oceano Atlântico e o Rio Prata, e é um dos destinos mais famosos na América do Sul, sendo frequentada por muitos milionários, principalmente, durante a alta temporada. Lojas de grife, galerias, praias e restaurantes atraem os turistas para a Pérola do Uruguai. Punta del Este recebe todos os anos mais de 700 mil turistas. Quem visitar a cidade fora dessa época talvez se decepcione um pouco. Há relatos de que muitos estabelecimentos ficam fechados e faz muito frio durante o inverno. No dia em que eu estive por lá fez um sol tímido e choveu. Nada que atrapalhasse muito, mas realmente, já em abril a cidade fica bem vazia.

Aqui vai o meu Top #10 passeios para se fazer em Punta del Este:

#10 – Igreja da Candelária (Iglesia de la Candelaria):

Igreja da Candelária
Igreja da Candelária

Foto de centro: David Nutels (@davidnutels).

Essa igreja azul e pequena é a Igreja da Candelária e foi inaugurada em 1911. Esse é o maior templo católico de Punta del Este. Em seu interior existe uma imagem de Nossa Senhora da Candelária, vinda da Espanha. A igreja fica em frente ao farol da cidade e atrai bastante turistas durante a alta temporada. A arquitetura encanta! Se você der sorte, no dia em que estiver por lá, dá até para assistir a uma missa.

#9 – O Farol de Punta del Este e a Estação Meteorológica:

Farol e Estação Meteorológica de Punta del Este
Farol e Estação Meteorológica de Punta del Este

Dava até para colocar a Igreja da Candelária, o Farol e a Estação Meteorológica numa posição só, já que um fica de frente para o outro, mas a Igreja vale um bom tempo para conhecer, se encantar… Sério! O Farol chama atenção pelo tamanho, obviamente, e por parecer aqueles faróis de cartão-postal, sabe? Ele é datado de 1860, feito de uma mistura  de terra de origem vulcânica, que é mais forte que o cimento. Pode-se chegar até o topo dele através de uma escada de 150 degraus. No dia em que eu fui ele estava fechado e não pude admirar a vista do lá do alto.
PS: pertinho do Farol existe um ponto em que você se sente numa ilha. Isso acontece porque esse exato local fica um pouco acima do nível do mar e quando se olha em volta, só se vê o mar em todos os cantos. SURREAL!

#8 – Avenida Gorlero: 

Avenida Gorlero, em Punta del Este
Avenida Gorlero, em Punta del Este

Foto: meusroteirosdeviagem.com

Para quem gosta de fazer compras, a Avenida Gorlero é a escolha certa! Ela recebe esse nome desde 1918, devido a um prefeito de Maldonado, Juan Gorlero, e é a principal avenida de Punta del Este. Tem um monte de lojas de marcas famosas, galerias, cafés e restaurantes. Muito charmosa, mas vá com dinheiro no bolso, porque a diferença de preço de peso uruguaio e real não é muita coisa.

#7 – Plaza Artigas:

Plaza Artigas
Plaza Artigas

Foto: brasileirosnouruguai.com.br

A Plaza Artigas é a praça mais famosa de Punta del Este e funciona desde 1967 com stands de venda de artesanato. No verão, a feira fica aberta todos os dias, já no inverno, não. Quando eu estive por lá (abril), ela estava fechada. Mas vale o passeio, principalmente, na alta temporada.

#6 – Ponte Leonel Viera:

Ponte Leonel Viera
Ponte Leonel Viera

Essa ponte é muito divertida! Ela tem essas ondulações, que garantem um frio na barriga quando se atravessa de carro. A guia que dirigia a van anunciou que iríamos passar pela ponte e perguntou se queríamos atravessá-la “con emoción o sin emoción?”. Claro que queríamos com muuuuita emoção! E fomos! A construção, que liga os bairros La Barra e Punta, foi desenhada pelo próprio Leonel Viera e inaugurada em 1965.

#5 – Praia Mansa (Playa Mansa):

Praia Mansa
Praia Mansa

Foto: brasileirosnouruguai.com.br

A Praia Mansa é banhada pelo rio Prata e recebe esse nome por conta das águas calmas, ideal para famílias que possuem filhos pequenos. Estava frio no dia em que eu fui, então, não entrei na água e nem deu para tirar fotos, já que a guia não parou por lá, só deu para admirar pela janela da van mesmo. Mas no verão ou em dias de calor dá para passar o dia sob o sol.

#4 – Porto de Punta del Este:

Porto de Punta del Este
Porto de Punta del Este

O Porto de Punta del Este, o Puerto Nuestra Señora de la Candelaria, chama atenção pela quantidade de iates e embarcações dos ricaços, que segundo a nossa guia, os deixam lá durante o ano e os usam somente durante a alta temporada. Meu tio Júnior iria adorar passear por ali, já que ele gosta de velejar. Com alguma sorte dá para ver lobos marinhos nadando entre as embarcações. Nós demos sorte e vimos dois. A foto acima foi a única que eu consegui fazer dos amigos nadadores (não ficou boa, mas deu pra registrar).
Dica: a Igreja da Candelária e o Farol ficam pertinho do Porto. Dá para ir a pé e aproveitar a vista incrível da orla de Punta! 🙂

#3 – Caminhada pela Orla de Punta del Este:

Orla de Punta del Este
Orla de Punta del Este

Sério! Para quem gosta de andar ou correr, a orla de Punta del Este é fantástica! É um mix de coisa boa: a vista das praias, a brisa batendo no rosto, o calçadão largo e próprio para fazer esse tipo de exercício… Não tem como não se encantar! A Luana, uma amiga minha super atleta, iria curtir muito dar uma corrida por aqui!

#2 – Casapueblo para visita e pôr do sol:

Casapueblo
Casapueblo

A Casapueblo é um ícone e daquelas paradas obrigatórias dos turistas. O grupo em que estávamos não estava muito afim de parar por lá, mas quando passamos por ela, tivemos de entrar. A casa serve de museu com as obras do artista Carlos Páez Vilaró, restaurante e hotel. Detalhe: foi o próprio Vilaró foi quem construiu a Casapueblo.
Ela lembra muito aquelas casas da Grécia e é linda, tanto por dentro, quanto por fora. Dá para passar horas ali vendo as obras, comer e ainda contemplar o pôr do sol, que é lindo (e famoso)! Quando nós fomos, pagamos R$ 20,00 cada um para entrar. Sim, eles aceitam reais e dólares. Tem lojas de souvenir dentro e fora da Casapueblo.
PS: o mirante ao lado da Casapueblo tem uma vista linda do mar e do outro lado dá para ver toda a cidade! Recomendo!

Mirante ao lado da Casapueblo
Mirante ao lado da Casapueblo

#1 – Praia Brava:

Praia Brava
Praia Brava

A Praia Brava ficou em primeiro lugar por vários motivos. Primeiro: eu adoro praia. Apesar de não conseguir passar muito tempo ali, já que o tempo era escasso, deu para sentir um pouco da vibe da cidade sem tanto turista. É tranquila e as pessoas são gentis (os uruguaios são pessoas encantadoras! Só dei sorte de conhecer gente boa). Outro motivo foi o Monumento aos Afogados (Monumento al Ahogado) símbolo da cidade. Outra parada obrigatória para turista. Ele também é conhecido como La Mano e foi feito pelo artista chileno Mario Irrazábal, em 1982, para alertar os turistas sobre o perigo de afogamento nas águas de Punta del Este. Outro sentido da obra, segundo a nossa guia, é a vida saindo da terra. A escultura é linda e chama atenção. Caí no clichê, mas não teve como.
PS: Em frente à La Mano há outras esculturas bacanas.

Esse foi o meu #Top 10 Punta del Este. Foi para lá e tem uma lista diferente da minha? Compartilha aí! Claro que existem outros passeios, mas dentre os que eu fiz no meu pouco tempo na cidade, esses foram os meus preferidos! E como a cidade é pequena, em umas 4 horas você consegue fazer um tour completo.
Sobre as minhas impressões sobre a cidade: é muito limpa, bem organizada, porém, achei cara e cidade para rico aproveitar mesmo, sabe? Tudo é muito caro (uma cerveja uruguaia custava R$ 13,00!), e como eu disse anteriormente, a diferença de preço entre Uruguai e Brasil é muito pouca ou nem existe. Então, para ir para Punta del Este é super recomendável levar um bom dinheiro no bolso ou fazer os passeios mais “pé no chão”, como foram os que eu fiz. Mas no geral, Punta vale o passeio!

Informações úteis: Voos: A Gol e a Aerolíneas, da Argentina, possuem vários voos para Punta del Este, saindo de várias cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. Os preços variam, então, é sempre bom dar uma olhada no site das companhias.
Gol: http://www.voegol.com.br/pt-br/Paginas/default.aspx
Aerolíneas: http://www.aerolineas.com.ar/welcome

Dinheiro: A moeda do Uruguai é o peso uruguaio, mas quase todos os estabelecimentos aceitam a nossa moeda e o dólar, o que facilita na hora das compras. O próprio vendedor faz a conversão da moeda. Fique atento, porque se você pagar com dinheiro estrangeiro, o troco sempre volta em peso uruguaio.

Clima: o clima é bem quente no verão e bem frio no inverno. Até em abril, que é outono já faz um pouco de frio.

Boa viagem! 🙂


4 thoughts on “Top #10 passeios para se fazer em Punta del Este”

  • 1
    André Luiz fernandes on 09/10/2016 Responder

    Adorei seu texto, tô querendo comemorar 10 anos de casado lá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *