Sua cabeça vai girar ao ver essa “reciclagem” de cenas nas animações da Disney

Sua cabeça vai girar ao ver essa “reciclagem” de cenas nas animações da Disney

Sabe aquele seu filme preferido da Disney, como a “Bela Adormecida”, “Branca de Neve” ou “A Bela e a Fera”? Pois bem, um vídeo mostra que essas animações tem mais coisas em comum do que o fato de serem histórias de princesas: a companhia do Mickey Mouse, aparentemente, reciclou várias cenas para fazer novos filmes. Sua cabeça vai girar ao assistir ao vídeo abaixo:

Para recriar movimentos humanos nas animações, a Disney fez muito uso da rotoscopia, que também é chamada de “live-action reference” (ou referência de live-action, em tradução livre). A técnica consiste em filmar cenas com atores e cenários, para que os animadores possam visualizar melhor os gestos e replicá-los em seus desenhos. O rotoscópio foi inventado por Max Fleischer, que o utilizou em sua série Out of the Inkwell.

disney reciclagem de cenas animações
Cinderela
disney reciclagem de cenas animações
Peter Pan

Esse vídeo explica como funciona a rotoscopia:

A Disney fez muito uso de rotoscopia em suas animações, mas a réplica dos movimentos em diversos filmes pode ser um indicativo de que a empresa queria cortar gastos. Ao utilizar cenas antigas de seus arquivos, não seria necessário fazer novas, apenas adaptá-las ao contexto da história a ser contada. E isso foi feito várias vezes.

O vídeo que mostra as reciclagens de cenas da Disney possui trechos de “Branca de Neve”, “Robin Hood”, “A Bela Adormecida”, “A Bela e a Fera”, “Aristogatas” e “Mogli”.

E aí, o que você achou?