Skol lança latinhas com diferentes tons de pele para celebrar a diversidade – ou será que é isso mesmo?

Skol lança latinhas com diferentes tons de pele para celebrar a diversidade – ou será que é isso mesmo?

Depois de um comercial muito positivo para o Dia das Mulheres, a Skol volta a mostrar seu compromisso em mudar a forma como a marca é percebida pelos consumidores. Dessa vez, a cervejaria lança uma edição limitada de latinhas, a Skolors, cujas cinco cores são inspiradas em tons de pele.

A ação teve a consultoria do MOOC, um coletivo de arte, música, audiovisual e moda, que afirmou em sua página do Facebook que o objetivo “é fazer um brinde à diversidade”. “E quando falamos diversidade, não estamos brincando. Foram diversos desafios, dentre eles, aplicar arte em um comercial de cerveja, sentir o que realmente representa as pessoas, e mostrar que ‘Redondo é sair do nosso quadrado'”.

No vídeo, que foi divulgado ontem (4), é exibido um grupo de pessoas com diferentes cores, idades e tamanhos, reforçando a mensagem da beleza da diversidade humana.

“A nossa pele é uma só. Não importa o seu gênero, sua cor, sua classe social, somos todos feitos da mesma coisa. Somos essa diversidade de contrastes e texturas. Somos um só e vários ao mesmo tempo. Somos únicos e somos essa mistura de tudo. É essa a proposta deste projeto. É explorar a beleza dessa diversidade em todos os sentidos. É brindar às nossas diferenças. Não importa sua pele, não importa a cor da lata, a essência é única e é de todos”, disse Catarina Martins, integrante do coletivo MOOC, ao AdNews.

“O mundo evoluiu e, como líderes de mercado, precisávamos evoluir junto. Nós de Skol queremos valorizar a pluralidade e incentivar uma vida sem preconceitos e isso tem se refletido em todas as nossas ações e campanhas”, afirmou Maria Fernanda Albuquerque, diretora de marketing da marca, ao Meio & Mensagem.

Embora a proposta seja muito interessante – e as latinhas estão lindas – , cabe aqui questionar se, talvez, a ação não seria um tanto quanto superficial. Mesmo que o objetivo seja o de celebrar a diversidade (o que é admirável), ainda importa muito qual o gênero, a cor e a classe social de um indivíduo, pois esses marcadores sociais acabam dizendo quem tem e quem não tem acesso a determinadas oportunidades e privilégios. No final, o discurso soa um tanto ingênuo ao dizer que ‘somos todos iguais’, quando não somos tratados dessa maneira.

Talvez seja uma estratégia da cervejaria para fazer com que o produto chegue a um número maior de consumidores. Mas, com certeza, é algo para se pensar. Nas redes sociais, muitas pessoas elogiaram o comercial e a mensagem, mas houve quem recebeu a novidade com certa desconfiança.

Para adquirir o kit com as 5 latinhas e uma Skol em sua embalagem original, é preciso acessar o site www.skol.com.br/skolors. Eles estarão disponíveis para compra enquanto houver estoque.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *