Seja como ela: campanha incentiva meninas a se espelharem em grandes exemplos femininos

Seja como ela: campanha incentiva meninas a se espelharem em grandes exemplos femininos

Representatividade, como sabemos, importa. Ela dá novas perspectivas a quem nunca se viu em lugar algum, dando esperança e força para que uma pessoa possa realizar sonhos e objetivos. E hoje, mais do que nunca, há um movimento para inspirar meninas, mostrando a elas que há fortes figuras femininas para se espelharem.

Nesse sentido, a marca de brinquedos GoldieBlox fez um comercial cheio de garotinhas, as quais se vestem como grandes mulheres para mostrar que não há (ou não deveria haver) limites para suas ambições.

Chamado de “Be Like Her”, ou “seja como ela”, o filme publicitário faz referências à tenista Serena Williams, às atrizes Carrie Fisher (a eterna Princesa Leia de “Star Wars”), Leslie Jones, Melissa McCarthy, Kate McKinnon e Kristen Wiig, à ginasta Simone Biles, às cientistas Katherine Johnson, Mary Jackson e Dorothy Vaughan, cujas histórias foram retratadas no filme indicado ao Oscar “Estrelas Além do Tempo”, e à candidata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton.

É um vídeo muito inspirador, que ainda recria a Marcha das Mulheres, evento que aconteceu em várias cidades dos Estados Unidos no começo do ano. Mais do que apenas um protesto contra o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, ela foi também uma demonstração de que os direitos das mulheres e demais minorias não são negociáveis.

Ao final do comercial, a marca pede para que meninas e mulheres compartilhem quem são os exemplos femininos que as inspiram no dia a dia.

“Na GoldieBlox, nós acreditamos na importância de que modelos positivos têm para dar exemplos à próxima geração. Queremos que as crianças participem da celebração dessas mulheres, e entendam que elas têm oportunidades infinitas. É por isso que estamos animados em ter essas jovens e notáveis meninas interpretando suas heroínas”, disse a CEO e fundadora da empresa, Debbie Sterling.

Essa é mais uma iniciativa da marca em fazer com que jovens garotas possam ver e criar novos futuros. Nos anos anteriores, a GoldieBlox fez campanhas para incentivar meninas a se interessarem por engenharia, ciência e tecnologia.

Atualmente, o Brasil é líder global em número de mulheres cientistas, segundo um levantamento feito pela Elsevier, editora de artigos científicos. Em vinte anos, a participação feminina na produção científica no país cresceu 11%. Porém, a disparidade de gênero ainda persiste, e as mulheres continuam recebendo um salário menor e sofrendo com diferentes tipos de abuso no ambiente de trabalho.

Um comercial não muda um cenário, mas ajuda a dar esperança a quem sente ou ouviu que não poderia ir longe apenas por ser uma garota. Quem sabe, daqui alguns anos, vídeos como o publicado acima não serão mais necessários. Vamos ter de esperar para ver.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *