Quando o cinema inspira a música: 10 clipes influenciados por filmes

20. dezembro 2014 Cinema, POP 0
Quando o cinema inspira a música: 10 clipes influenciados por filmes

O cinema é uma das artes mais populares já inventada, fazendo parte da vida de bilhões de pessoas. É bem difícil achar alguém que não goste de um bom filme. Ao lado do cinema vem a música, sempre presente em qualquer ocasião: festas, comemorações, tristezas e até nos filmes! A música ajuda a dar o tom certo em determinadas cenas: alegria, suspense, drama e por aí vai.

No entanto, o cinema também pode vir a inspirar a música. Sim! Confira uma lista de 10 clipes inspirados pela sétima arte:

Jennifer Lopez – I’m Glad
Inspirado em: Flashdance

‘I’m Glad’ não foi um dos maiores sucessos de Jennifer Lopez, no entanto, o vídeo da música não deixou de chamar atenção. O clipe foi inspirado no filme ‘Flashdance’, que conta a história de uma mulher que é operária de construção civil de manhã e dançarina à noite. O filme é baseado na história real de Maureen Marder, que chegou a processar a Sony, que realizou o vídeo, e a Paramount, produtora do filme, alegando que Jennifer Lopez roubou a história de sua vida; e que não teve direito algum sobre a bilheteria arrecadada pelo longa, algo em torno de 150 milhões de dólares. Em ambos os processos, Maureen perdeu.

Iggy Azalea – Fancy
Inspirado em: As Patricinhas de Beverly Hills

‘Fancy’, grande sucesso da rapper Iggy Azalea, teve seu clipe inspirado em outro grande sucesso ‘As Patricinhas de Beverly Hills’. O filme de 1995 traz Alicia Silverstone interpretando Cher, uma rica jovem e mimada, que ao apaixonar-se, tenta mudar para que o  paquera se interesse por ela, já que ele é o oposto dela. O clipe de ‘Fancy’ recriou diversas cenas do filme, inclusive a própria Iggy, que fez uma Cher perfeita no vídeo.

Destiny’s Child – Independent Woman
Inspirado em: As Panteras

‘Independent Women’ faz parte da trilha sonora do filme ‘As Panteras’, longa estrelado por Cameron Diaz, Lucy Liu e Drew Barrymore, que vivem três super-detetives. O clipe, além de possuir uma mensagem feminista, recriou várias partes do longa, com Beyoncé, Kelly e Michelle Williams botando para quebrar.

Madonna – Material Girl
Inspirado em – Os Homens Preferem as Loiras

Madonna, a rainha do pop, tomou ‘Os Homens Preferem as Loiras’, de 1953, como inspiração para o vídeo de ‘Material Girl’. O longa é um musical e foi protagonizado pela icônica Marilyn Monroe e a grande Jane Russell, que juntas deram vida a Lorelei Lee e Dorothy Shaw, respectivamente. Na verdade, ‘Material Girl’ recria o número ‘Diamonds Are a Girl’s Best Friend’, de Marilyn, que é até hoje uma das cenas mais memoráveis do cinema.

30 Seconds to Mars – The Kill
Inspirado em: O Iluminado

Jared Leto e sua banda 30 Seconds to Mars buscaram no filme ‘O Iluminado’, a inspiração para o clipe de ‘The Kill’. O aclamado longa de 1980, dirigido por Stanley Kubrick, e estrelado por Jack Nicholson, é considerado um dos maiores filmes da história do cinema. ‘O Iluminado’ conta a história de um escritor alcoólatra, que vai para o um hotel, durante a baixa-temporada, para trabalhar como zelador e leva sua esposa e filho com ele. Com o isolamento, o personagem de Nicholson começa a ficar agressivo, enquanto seu filho começa a ver fatos que ocorreram no passado.

Blur – The Universal
Inspirado em: Laranja Mecânica

Outro clássico do cinema, ‘Laranja Mecânica’, é a inspiração por trás de ‘The Universal’, vídeo da banda Blur. Aliás, as referências são muito óbvias para passarem despercebidas. No filme, o líder de uma gangue violenta é preso e recebe a opção de participar de um tratamento para controlar sua agressividade e diminuir seu tempo na cadeia.

Foo Fighters – Walk
Inspirado em: Um Dia de Fúria

Dave Grohl faz Michael Douglas no divertido clipe de ‘Walk’, inspirado no filme ‘Um Dia de Fúria’. Depois de ficar preso em congestionamento, o vocalista do FooFighters abandona o carro com sua guitarra e passa por vários apuros antes de encontrar sua banda. No filme, a situação é parecida: o personagem de Douglas, William Foster, é um homem nada equilibrado, e que decide ir ao encontro de sua ex-esposa, e elimina todos que cruzarem seu caminho.

The Killers – Mrs. Brightside
Inspirado em: Moulin Rouge

O musical de 2001, ‘Moulin Rouge’, que conta a história de amor entre a cortesã do cabaré que dá nome ao filme e Christian, um escritor inglês, é a inspiração do grupo The Killers, no vídeo de ‘Mrs Brightside’. A letra da música, no entanto, foi inspirada num momento da vida do vocalista Brandon Flowers: a traição de sua namorada.

Katy Perry – Part of Me
Inspirado em: Até o Limite da Honra

Katy Perry lançou ‘Part of Me’ em 2012, encerrando sua fase colorida da era ‘Teenage Dream’. O vídeo da música traz a cantora ressentida por ter sido traída e que resolve entrar na Marinha americana. O clipe é todo cheio de referências ao filme ‘G.I. Joe’, apesar de Katy Perry nunca confirmá-las. Demi Moore dá vida a Jordan O’Neill, uma tenente escolhida para ser soldada da elite anti-terrorista dos Estados Unidos, no entanto, assim como em ‘Part of Me’, o treinamento é intenso, e ela como única mulher, tem muito a enfrentar.

Linkin Park – Leave Out All the Rest
Inspirado em: Sunshine: Alerta Solar

‘Sunshine: Alerta Solar’, de 2007, foi a inspiração para o clipe de ‘Leave Out All the Rest’, do Linkin Park. Ambas produções são futuristas e tem o espaço como pano de fundo de suas histórias. No filme, uma tripulação é enviada para revitalizar o Sol, pois ele está prestes a desaparecer e, com ele, toda a humanidade.

Qual seu clipe e filme preferidos? Estão na lista? Esses são só 10 de muitos que existem por aí! Curtiu?