Programão em São Paulo: confira a mostra Made by… Feito por Brasileiros

12. setembro 2014 Internet 0
Programão em São Paulo: confira a mostra Made by… Feito por Brasileiros

Na região da Avenida Paulista, encontra-se o antigo Hospital Umberto Pinto, também conhecido como Hospital Matarazzo. Fechado há quase duas décadas, desde o dia 9 de setembro ele está aberto, com a mostra Made by… Feito por Brasileiros. A exposição ocupa todo o prédio, tem entrada gratuita e ficará aberta ao público até dia 12 de outubro.

artur_expo_made_by_feito_brasileiros

Instalações e obras de arte contemporânea juntam-se a filmes e intervenções ao vivo. Foi a primeira vez que estive em um hospital abandonado. Ou melhor, em um prédio que não é ocupado há muito tempo. Mesmo com as ocupações artísticas, o interior do Matarazzo está exatamente igual: há pisos quebrados, paredes descascadas, deixando o local com cara de cenário de filme de suspense. Há salas tão escuras, que tive a sensação de que algo surgiria da parede para me assombrar. Meio exagerado, né?

artur_expo_made_by_feito_brasileiros

No entanto, preciso dizer, que isso não interfere em nada na exposição: ela está linda em vários sentidos. Diria até que foi uma união perfeita das obras com o casarão antigo. Há muito, muito para se ver ali. Cada espaço merece ser observado e em alguns casos, sentido.

artur_expo_made_by_feito_brasileiros

Foram 111 artistas, nacionais e internacionais, chamados para criar obras site-specific, que é um termo para intervenções que conversam com o espaço onde serão dispostas. Segundo o portal de notícias G1, o curador de ‘Made By… Feito por Brasileiros‘,  Marc Pottier, disse ter convidado os artistas a desenvolverem obras especialmente para o espaço.

Nos sábados e domingos, dos dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28, no prédio que abrigava a maternidade acontecem as performances das irmãs Márcia e Beatriz Milhazes, que apresentam a dança “Camélia”. Também há, todos os dias, a performance do artista Tunga, que fica bem no começo da mostra. Nela, mulheres, em gestos suaves e calmos debulham o milho, que simboliza a fertilidade feminina, costurando pérolas (símbolos do esperma) no sabugo.

artur_expo_made_by_feito_brasileiros

Após o fim da mostra, o hospital será fechado e poderá dar lugar a um pólo hoteleiro e cultural, provavelmente em 2018. Vale muito a pena passar por lá gastar um bom tempo olhando cada obra e contemplando a criatividade e a genialidade de todos que expuseram seus trabalhos ali.

SERVIÇO:
Exposição:
Made by… Feito por Brasileiros
Onde: Alameda Rio Claro, nº 190 – Bela Vista
Como chegar: Estação Trianon/MASP (linha verde do metrô)
Quanto: Entrada gratuita
Até quando: de terça a domingo, das 9h às 17h, até dia 12 de outubro


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *