Presidente Obama e celebridades comemoram aprovação do casamento igualitário nos Estados Unidos

Presidente Obama e celebridades comemoram aprovação do casamento igualitário nos Estados Unidos

Hoje é um dia histórico nos Estados Unidos: o casamento igualitário foi aprovado pela Suprema Corte Americana, por 5 votos a 4. Com a decisão, gays e lésbicas podem se casar em todos os estados do país.

O juiz Anthony Kennedy, que escreveu a decisão pela legalidade do casamento entre pessoas do mesmo sexo, afirma que “nenhuma união é mais profunda do que o casamento, pois ele encorpora os maiores ideais de amor, fidelidade, devoção, sacrifício e família”. “Ao formar uma união marital, as duas pessoas tornam-se algo maior do que do que eram antes. Como muitas das pessoas que participaram da petição desses casos demonstraram, o casamento encorpora um amor que dura além da morte. Seria um equívoco dizer que esses homens e mulheres desrespeitam a ideia do casamento. O apelo deles é de que eles o respeitam, o respeitam tanto, que eles procuram encontrar sua satisfação sozinhos. A esperança deles não é serem condenados na solidão, excluídos de uma das instituições mais antigas. Eles pedem por direitos iguais aos olhos da lei. A Constituição lhes concede este direito”.

Em discurso na Casa Branca, Barack Obama elogiou a decisão da Suprema Corte, dizendo que ela “afirma o que milhões de americanos já acreditavam em seus corações”. “Quando todos os americanos são tratados igualmente, todos somos mais livres”.

Obama também comemorou a decisão em seu Twitter. O presidente escreveu “hoje é um grande passo no caminho pela igualdade. Casais gays e lésbicas agora têm o direito de casarem-se, como todo mundo. #OAmorVence“.

Várias celebridades e personalidades também demonstraram felicidade com a aprovação do casamento igualitário nos Estados Unidos:

Katy Perry: “Realmente encorajada por ser uma americana hoje… O amor deve viver além de rótulos e intolerância! #OAmorVence #IgualdadeParaTodos”.

Madonna: “Finalmente! A Revolução do Amor Começou! #VivendoParaOAmor #CoraçõesRebeldesUnidos”.

Lady Gaga: “O Amor vence o caos”.

Darren Criss: “Depois de uma noite de sono necessária, estou feliz de acordar com a melhor notícia do mundo. Graças a Deus. Finalmente. #OAmorVence. Estou orgulhoso de ser americano hoje”.

J.K. Rowling: “Uau. Outro dia histórico para o #CasamentoIgualitário!”

Joe Jonas: “Vai, América!”

Lea Michele: “Hoje é um lindo dia… #OAmorVence”.

Ava DuVernay: “‘Ao formar uma união marital, duas pessoas tornam-se maiores do que eram antes. Então, está sentenciado’. #SCOTUS (Suprema Corte dos Estados Unidos)”.

Ellen DeGeneres: “O amor venceu. #CasamentoIgualitário”.

Whoopi Goldberg: “BRAVO, Suprema Corte!!! Nós acreditávamos em você… Vejo igualdade e sistema de saúde. É um bom dia nos Estados Unidos!!!”

Raven-Symonè: “#OAmorVence”.

https://instagram.com/p/4ZWy47R2US/

Sam Smith: “EM TODOS OS 50 ESTADOS!!!! Estou muito feliz. Os tempos estão mudando, meus amigos. Nós temos um longo caminho e muita luta ainda, então espero que ninguém pare e pense que está tudo bem, porque não está, MAS é em dias como esse, e em momentos como esse, que todos devíamos beber algo e celebrar a distância que percorremos. Eu não poderia estar mais orgulhoso por ser gay. Amo todos vocês. #ORGULHO #IGUALDADE.