Por que Sansa Stark é a personagem mais forte de ‘Game of Thrones’

Por que Sansa Stark é a personagem mais forte de ‘Game of Thrones’

[ATENÇÃO:  o texto é todo baseado na série televisiva e contém spoiler, caso você não esteja na temporada atual de ‘Game of Thrones’]

“Game of Thrones” já está de volta, em sua quinta temporada, e distancia-se, cada vez mais, dos livros escritos por George R.R. Martin. Uma das mudanças mais perceptíveis para quem acompanha a saga literária, é a história de Sansa Stark, que volta a Winterfell, para se casar com o sádico Ramsay Bolton, quando nos livros, ela não sai do Vale Arryn.

Não há como saber o que os roteiristas planejaram para a personagem de Sophie Turner. Sansa possui um histórico de muita dor: seu pai foi morto na sua frente; sua mãe e irmão morreram em uma emboscada; sua irmã mais nova, Arya, está a quilômetros de distância; assim como seus irmãos, Jon Snow, Brandon e Rickon. Sua tia também foi morta bem na sua frente. Ah, não podemos esquecer do noivado com o terrível Joffrey e o casamento forçado com Tyrion. Sofrimento é só o que ela conheceu. E agora está noiva de Ramsay, o mesmo que torturou e mutilou Theon Greyjoy e tantas outras pessoas. No mínimo, podemos ficar preocupados com esse noivado arranjado por Mindinho.

sansa stark mais forte

E se George R.R, Martin e os roteiristas de ‘Game of Thrones’ não foram muito bacanas com Sansa, os fãs da série não ficam por menos. O que mais se vê é um ódio pela personagem, chamada muitas vezes de “chata”, “fraca”, e há quem torça para que ela morra logo. E isso é algo que Sophie Turner já está acostumada a ouvir. Em entrevista ao The Guardian, em março do ano passado, a atriz disse saber que a Stark não é querida pelo público. “Quando eu era mais nova, era uma droga, porque acho que todos os outros personagens eram favoritos pelos fãs”, conta ela, que entrou no elenco de ‘Game of Thrones’ quando tinha 13 anos. “Eu meio que faço a Sansa como eu sou, e espero que as pessoas a entendam. É o que eu quero – quero que a entendam ao invés de gostarem ou odiarem”.

A família Stark possui duas meninas, completamente diferentes. Enquanto Sansa é delicada e se encaixa no conceito de feminilidade, sua irmã Arya é o oposto disso. Ela prefere espadas, uma boa luta e não liga nem um pouco em “agir como uma dama”. Aliás, ‘Game of Thrones’ possui várias personagens femininas fortes, que são sempre lembradas por seus feitos, como Daenerys Targaryen, a própria Arya, Cersei e Brienne. Mas ninguém gosta de colocar Sansa ao lado das demais. Por quê?

sansa stark personagem mais forte de game of thrones
Sansa diz: “Eu devo ser rainha dele e ter seus filhos”. Arya comenta: “Que horror”.

Quando paro para analisar, Sansa é a personagem mais forte do seriado, porque tudo o que essa menina fez foi sofrer desde o início até aqui. E ainda assim, ela resiste. Ela sobrevive. Sansa aprendeu a jogar para salvar a própria pele. Embora ela não saiba manusear uma espada, os jeitos de boa moça e reverência aos poderosos foram as armas utilizadas por ela para evitar sua morte, o que teria custado a cabeça de Arya, por exemplo, que não se submete às ordens de ninguém. Logo, dizer que Sansa é fraca não faz sentido.

Assim como  Rhiannon Thomas escreve no Feminist Fiction, concordo que o ódio pela filha mais velha da família Stark vem pelo fato de ela ser feminina. “A tão citada ‘forte personagem feminina’ parece sugerir que a feminilidade ainda é ruim, e que as mulheres podem somente ser fortes se adotarem atitudes e papéis considerados masculinos”. Ou seja, só se reconhece a força de uma mulher na série caso ela vá ao encontro das características ditas masculinas. Do contrário, ela não é boa o suficiente. De novo: foi a feminilidade de Sansa que a salvou até aqui.

Sansa sorri para Joffrey
Sansa sorri para Joffrey

Sansa foi ensinada a agir como uma moça deveria ser: a desejar um casamento, filhos, uma vida num castelo e a viver rodeada de luxos, vestidos e bolos de limão. E o fato de que isso não mudou (ou talvez tenha mudado agora) irrita muita gente. No entanto, mesmo sendo uma menina de sua idade, ingênua e bondosa, tudo isso lhe garantiu sua vida. Robb Stark, tão corajoso, morreu ao lado de sua mãe e esposa, além de ter levado ao fim o exército que formou. Mas por que só criticamos a postura de Sansa? Por que os erros e as escolhas dela são passíveis de críticas, enquanto os homens não têm seus erros e escolhas desaprovados?

Enquanto é muito bacana ver uma menina determinada como Arya, forte como Brienne, astuta como Cersei e dona de si como Daenerys, é igualmente empoderador ter alguém como Sansa, que se mantém firme, apesar de todas as tragédias que aconteceram em sua vida. Eu espero que ela tenha seu grande momento, afinal, “o Norte nunca esquece”, mas enquanto ele não vem, é preciso reconhecer a força da personagem, que se destaca por manter-se fiel a quem sempre foi e luta para sobreviver num ambiente que não perdoa qualquer erro ou demonstração de fraqueza. Ela se adapta ao mesmo tempo em que permanece fiel a quem é.

Não é porque Sansa não quebra com os ideais de feminilidade, que ela deixa de ser uma personagem forte. Foi o seu jeito de moça doce, bondosa e obediente que a fez chegar até aqui. “Isso é o que me frustra. As pessoas não gostam de Sansa porque ela é feminina. Me chateia que as pessoas gostem apenas de personagens femininas quando agem como os personagens masculinos. E elas sempre falam sobre o feminismo. Tipo, você torce por pessoas que parecem meninos, que agem como meninos, que lutam como meninos. Torça por meninas que usam vestidos e são intelectualmente muito fortes”, disse Sophie Turner ao TV Guide. E isso é o que acontece com as mulheres no mundo todo: se executam o papel que lhes é imposto, são rechaçadas. Se quebram com isso, o mesmo acontece. Deem um tempo, por favor.

É interessante ver uma mulher manusear uma espada, mas é igualmente interessante ver uma personagem manter-se firme a quem é e continuar viva. Precisamos parar de ver a feminilidade como algo necessariamente ruim, porque não é. A feminilidade de Sansa foi o que a deixou viva. E isso, caras, é algo que nós precisamos admirar. Sansa Stark é mesmo a personagem mais forte de ‘Game of Thrones’.

sansa stark personagem mais forte de game of thrones
Sansa Stark diz: “Você é um idiota”.


7 thoughts on “Por que Sansa Stark é a personagem mais forte de ‘Game of Thrones’”

  • 1
    Nicolly on 12/08/2015 Responder

    Concordo plenamente com o seu argumento, as pessoas adoram dizer que a Sansa é chata e sem graça, mas queria ver elas se colocar no lugar da personagem e analisar tudo que ela passou e continua de pé.
    Sansa no início da serie era uma garota que acredita em contos de fadas e tudo que queria era encontrar o seu príncipe encantado, porém a vida a ensinou a ser forte, mesmo sem a ajuda de três dragões e homens o tempo todo lutando por ela, ela continua de pé, isso é uma questão a ser analisado antes de saírem julgando a personagem.
    Acredito eu que Sansa ainda terá grandes momentos nos livros e na série Game of thrones.

  • 2
    Aline on 30/04/2016 Responder

    Sansa é uma personagem submissa, é por isso que ninguém morre de amores por ela. Não é por conta da sua “feminilidade” como é exaltado no texto, afinal Cersei é uma rainha, uma das mulheres mais bonitas e femininas da história.
    Ser noiva de Jofrey, ser casada com Tyrion, ser usada por mindinho, tudo isso aconteceu porque ela não “tomou as rédeas” da situação. Se ela usasse suas habilidades femininas para alguma coisa, fazer alguém importante simpatizar com ela, sei lá, e dar um jeito de fugir seria incrível, já que fugir por conta própria empunhando uma espada nunca ia rolar. Mas, ela não faz nada. NADA. Só é usada por todos.
    Não tem como gostar de alguém assim.

    • 3
      Artur Francischi on 02/05/2016 Responder

      Ela foi submissa, pois foi o meio que encontrou para sobreviver. Do contrário, estaria morta desde a primeira temporada. Gostar da Sansa não é obrigatório, mas é preciso entender qual a sua história, né? Ela não foi treinada para usar espada, ela nem nunca quis isso, ela queria casar, ter filhos e viver para a família, então não rolaria mesmo ela empunhando uma espada. Ela se adaptou aos mais diversos cenários e sobreviveu. Isso também precisa ser reconhecido

  • 4
    Bruno Valdez on 30/08/2017 Responder

    Eu pensaba que Arya converteu-se numa psicopata, ela sabe como é Cersei, por que não entende que sua irmã foi forçada a escrever essa mensagem. Sou feliz porque Arya e Sansa enganaram a Baelish, GOTS7 foi uma temporada espectacular. Mas sou mais feliz porque agora estão juntas em Winterfell e Casa Stark se visumbra como uma das casas mais fortes no futuro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *