Por que ainda estamos falando sobre os peitos de Emma Watson?

08. março 2017 Famosos 1
Por que ainda estamos falando sobre os peitos de Emma Watson?

Nesta semana da mulher, de 1º a 8 de março, portais nerds feministas se juntaram em uma ação coletiva para discutir de temas pertinentes à data e à cultura pop, trazendo análises, resenhas, entrevistas e críticas que tragam novas e instigantes reflexões e visões. São eles: Collant Sem Decote, Delirium Nerd, Ideias em Roxo, Momentum Saga, Nó de Oito , Preta, Nerd & Burning HellPsicologia&CulturaPop, Valkirias, Séries Elas Por Elas, Valkírias, Ideias em RoxoKaol Porfírio.

Emma Watson está tendo um mês cheio. Com a proximidade da estreia de “A Bela e a Fera”, no qual ela interpreta a personagem-título, a atriz tem concedido entrevistas a vários veículos de imprensa, como parte da divulgação do novo live-action da Disney.

Na semana passada, a artista foi capa da revista Vanity Fair, para a qual falou sobre quase ter desistido da atuação, como tem escolhido seus papéis no cinema e seu trabalho com a Organização das Nações Unidas, levando o feminismo para o centro do debate em diversos países.

Foi uma entrevista um tanto reveladora, na qual Emma tocou em diversos pontos interessantes, mas nenhum deles realmente polêmicos. Porém, ela viu seu nome e sua imagem no meio de uma grande ‘controvérsia’ na internet. Isso porque, em uma das imagens que fez para VF, ela aparece com parte de seus seios à mostra. Aparentemente, você não pode ser feminista e fazer fotos mostrando seu corpo.

Foi uma enorme discussão: por um lado, chamaram a eterna Hermione Granger de ‘hipócrita’, já que mostrar os seios não é algo que uma ‘feminista’ ou uma ‘mulher séria’ deveria fazer. Do outro, elogiaram a decisão da atriz em vestir o que quisesse e posar para uma foto da forma como bem entendesse.

A polêmica foi tanta, que a própria atriz se viu obrigada a comentá-la em uma entrevista para a agência de notícias Reuters.

“Feminismo é sobre dar voz às mulheres. O feminismo não é um graveto com o qual você bate em outras mulheres. É sobre liberdade, é sobre igualdade. Eu não sei mesmo o que os meus peitos têm a ver com isso”, afirmou.

Eu partilho do mesmo sentimento de confusão de Emma. Afinal, o feminismo é um movimento que visa dar às mulheres o direito de escolher o que fazer com suas próprias vidas, e isso inclui a forma como se vestem. Ao contrário do que muitos acreditam, você pode, sim, lutar pelos direitos das mulheres pela educação, por exemplo, e mostrar seus seios. Não há contradição alguma nisso.

Quando criticamos a atriz por sua decisão em tirar uma foto com parte de seus seios expostos, estamos em parte tirando dela sua agência, seu poder de escolha, e acabamos reforçando qual tipo de comportamento feminino é aceitável socialmente. Indo além, para muitos, aquela única imagem invalida todo o trabalho que a britânica vem fazendo pela equidade de gêneros, e a transforma, imediatamente, naquele estereótipo negativo e ultrapassado de uma ‘feminista que quer apenas chamar atenção’.

O feminismo é sobre a liberdade das mulheres em fazer escolhas, como a própria Emma Watson disse. É sobre a mulher decidir se quer ser bela, recatada e do lar, ou ser sensual e tirar a roupa. E vale o recado: nada disso diminui qualquer mulher. Elas continuam sendo dignas de respeito, considerando-se feministas ou não. E no caso da atriz, ela tem o direito de mostrar qualquer parte do corpo que queira e continuar lutando pelos direitos das mulheres.

Mas, se houve algo positivo nessa discussão toda, foi o fato de que as mulheres se uniram em uma corrente para mostrar que uma feminista pode vestir o que quiser. Podemos mudar de tópico agora?


1 thought on “Por que ainda estamos falando sobre os peitos de Emma Watson?”

  • 1
    Grazi on 11/03/2017 Responder

    Gostei da matéria… Acho super válido. Não sou feminista. Sei pouco sobre o assunto, mas sou mulher. E é puramente verdade. Ser mulher, ser feliz, ser realizada, independe de vestes e aparência. Depende de caráter, atitude, respeito, amor próprio e as outras mulheres também. Se nós ficarmos nos criticando imagina o que os homens vão fazer com a gente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *