Para ver São Paulo do alto

Para ver São Paulo do alto

São Paulo é uma cidade incrível. Há quem não goste, e há os que amam. Realmente, o trânsito não é fácil. Por vezes, o transporte público também não dá conta, apesar de que eu não passei nenhum problema com ele, somente peguei o metrô lotado.

Fora isso, a gigante São Paulo, a maior cidade da América Latina, tem muito para se ver, para se sentir e para aproveitar. A pedido de uma amiga, vou fazer uma série de postagens sobre onde passear nessa metrópole tão diversa. Para começar: onde ver São Paulo do alto.

Edifício Copan

Processed with VSCOcam with f2 preset O famoso Edifício Copan fica no centro de São Paulo e é um clássico da cidade. Foi projetado ainda na década de 50 pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer. A arquitetura segue o estilo de seu criador, que tinha paixão por linhas curvas. O prédio tem 36 andares (contando com a cobertura) e possui 1.600 apartamentos divididos em 6 blocos. O andar térreo conta com diversas lojas, cafés e restaurantes. E a vista, lá do alto, é fenomenal, pegando todo o centro de São Paulo.

edifício copan O horário de visitação é bem apertado, das 10h às 10h30 e das 15h às 15h30. O ideal é chegar uns 10 minutos antes. A entrada é gratuita.
O Edifício Copan fica na Avenida Ipiranga, nº 200, no centro. Se for pegar o metrô, desça na estação República (linhas vermelha e amarela).

Edifício Itália

terraço itália são paulo
A vista do Terraço Itália dá para o Edifício Copan

O Edifício Itália é bem perto do Edifício Copan, sendo vizinhos um do outro. O nome oficial dele é Circolo Italiano e também é um dos marcos de São Paulo. Possui 46 andares. Lá em cima encontra-se o Terraço Itália, um restaurante bem caro. Se estiver com dinheiro (sobrando) para gastar, aproveite para um café com uma vista lindíssima. Se não, aproveite a vista de quase 360º da cidade que o prédio oferece.

Processed with VSCOcam with g3 preset Assim como o Copan, o horário de visitas também é apertado, das 15h às 16h. A entrada é gratuita.
O Edifício Itália fica na esquina da Avenida Ipiranga, n° 344. Se for pegar o metrô, também desça na estação Répública (linhas vermelha e amarela).

Edifício Altino Arantes (Banespa)

banespa são pauloO Edifício Altino Arantes, também é conhecido como Banespa ou Banespão, por ter sido a sede do Banco do Estado de São Paulo. Sua arquitetura foi inspirada no Empire State Building, em Nova York. Foi inaugurado em 1947 e também fica no centro. Possui 14 elevadores, 35 andares e é um dos mais procurados por quem quer ver a capital paulista do alto, o que acaba resultando em uma longa fila dependendo do dia. Se estiver esperando, aproveite para admirar o lindo lustre do hall de entrada.

lustre edificio banespa Processed with VSCOcam with c1 presetPara subir o edifício, é necessário cadastrar-se na entrada e não é permitido o uso de mochilas. São necessários 2 elevadores para chegar até o topo, sendo um grupo de 5 pessoas por vez. A entrada também é gratuita.
A visitação é de segunda a sexta, das 10h às 15h, exceto feriados. O Edifício do Banespa fica na Rua João Bricola, nº 24, no centro. Se estiver de metrô, desça na estação São Bento (linha azul).

Edifício Martinelli

edificio martinelliO Edifício Martinelli fica bem próximo ao Banespa, também no centro. Foi inaugurado em 1934, possuindo 30 andares. Antes era um prédio residencial, hoje abriga as Secretarias Municipais de Habitação e Planejamento. No 26º andar há um terraço de onde se pode admirar a vista de São Paulo.

edifício martinelli são paulo As visitas no Edifício Martinelli acontecem de segunda a sexta, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h, sempre de meia em meia hora. Aos sábados, das 9h às 15 e aos domingos, das 9h às 13h. A entrada é gratuita.
A entrada para visitação fica na Avenida São João, nº 35, bem no meio do quarteirão. De metrô, desça na estação São Bento (linha azul).

Praça do Pôr do Sol

praça por do sol Essa praça tem uma vista privilegiada da cidade e recebe esse nome por conta do lindo pôr do sol que pode ser visto de lá. Nesse horário, a galera se reúne para admirar esse espetáculo da natureza. Fica na Rua Desembargador Ferreira França, s/nº, Alto de Pinheiros.

Essas são algumas dicas para se ver a linda cidade de São Paulo lá do alto sem gastar nada, além do transporte. A Veja São Paulo possui uma lista com vários outros locais. Ah, se você gosta de fotografar tudo, não esqueça a câmera ou o celular, né?


7 thoughts on “Para ver São Paulo do alto”

  • 1
    Pamela on 30/07/2014 Responder

    Adorei, Tur! A Torre do Banespa já estava nos meus planos, mas agora inclui mais dois, além da praça do pôr do sol, que deve ser linda!

    Quero mais posts! 🙂

    • 2
      arturfrancischi on 30/07/2014 Responder

      Oi, Pam! Foi pensado em você! Pode deixar que vem mais por aí! 🙂

      • 3
        Douglas Rosa on 25/01/2015 Responder

        Caramba, essa postagem é super, super, mas super necessária para mim, de verdade! Hoje mesmo pensava em visitar alguns sites para fazer o levantamento dessa informação em específico, e vejo, aleatoriamente, no Facebook que o blog aqui já realizou! Obrigado, mesmo! O posto ficou super esclarecedor, como sempre.
        (Obs: A empolgação toda se deve ao fato de que eu, que não sou da cidade, irei visitá-la em breve! E, ah, não esquecendo: parabéns pelo aniversário, São Paulo!).

        • 4
          arturfrancischi on 25/01/2015 Responder

          Oi, Douglas! Essa postagem é meio antiga. Foi de quando me mudei para São Paulo. Então, como bom turista, fui elencando meus locais preferidos e que consegui visitar. Espero que goste do passeio e de São Paulo! Se precisar de alguma informação (ou se quiser dar alguma ideia de pauta), é só mandar um e-mail.
          Obrigado pelo elogio! Abraços

  • 5
    Fernando on 25/01/2015 Responder

    Outra dica legal é o Parque da Pedra Grande, na Zona Norte. Da pra ver a cidade toda do alto, depois de uma hora de caminhada. Muito legal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *