Oprah Winfrey, Reese Witherspoon e Mindy Kaling estão em novo filme da Disney

16. setembro 2016 Cinema 0
Oprah Winfrey, Reese Witherspoon e Mindy Kaling estão em novo filme da Disney

No começo da semana, foram divulgados os resultados de um estudo sobre diversidade em Hollywood. Sem surpresa alguma, a indústria cinematográfica segue majoritariamente branca, masculina, heterossexual e sem pessoas com deficiência. No que diz respeito à participação feminina no cinema, ela continua muito baixa: apenas 31,4% de todos os personagens são mulheres, e somente 7,5% delas dirigiram algum dos 100 maiores filmes de 2015.

A falta de diversidade é bem triste e frustrante, mas há pequenos sinais de mudanças. E se há algum indicativo para isso, “Uma Dobra No Tempo”, adaptação da Disney para o livro de mesmo nome da autora Madeleine L’Engle, vem aí para mostrar que é possível consertar as desigualdades.

Para começar, o longa é dirigido por Ava DuVernay, responsável por “Selma”, obra indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro. Aliás, nesta última premiação, a cineasta se tornou a primeira negra indicada na categoria ‘Melhor Direção’. E com a nova produção da Disney, ela volta a fazer história: é a primeira negra a dirigir um filme com um orçamento de 100 milhões de dólares.

E “Uma Dobra no Tempo” traz mais novidades, mas desta vez no elenco. Durante a semana, anunciamos que jovem negra Storm Reid, que atuou em “12 Anos de Escravidão” e “Lea to the Rescue”, será Meg Murry, a personagem principal do filme. No filme, seu pai, que é cientista, desaparece misteriosamente após trabalhar em um projeto confidencial do governo. A menina, ao lado seu irmão Charles Wallace e um colega de escola, partem em busca dele em uma viagem através do tempo e espaço, e são ajudados por seres sobrenaturais durante a jornada.

Também durante a semana, a própria Ava DuVernay anunciou os nomes das atrizes que darão vida aos tais “seres sobrenaturais”. E elas não poderiam ser melhores: Oprah Winfrey, Reese Witherspoon e Mindy Kaling. Os nomes de suas personagens são, respectivamente, Mrs. Which, Mrs. Whatsit e Mrs. Who.

Tradução: “Estou animada por confirmar que Oprah Winfrey, Reese Witherspoon e Mindy Kaling se uniram a Storm Reid em ‘Uma Dobra no Tempo'”.

Tradução: “Era uma noite escura e tempestuosa. Eu me pergunto o que Mrs. Whatsit está aprontando”.

Tradução: “Oprah, noites selvagens são a minha glória! Você não concorda, Mrs. Who?”

Tradução: “Eu concordo! E tenho boas notícias! Encontramos a Meg! Oi, Storm Reid!”

Quem já não quer ver esse filme pronto logo, gente?

Isso é diversidade e um passo acertado na construção de um cinema que ofereça oportunidades para todos e que dá espaço para diferentes mulheres brilharem e, assim, ajudar a mudar percepções sobre elas e sobre o mundo que vivemos. E para ser sincero, é uma iniciativa que qualquer indústria deveria seguir.

“Uma Dobra no Tempo” tem roteiro de Jennifer Michelle Lee (“Frozen”), mas ainda não começou a ser filmado. Por enquanto a gente aguarda o resultado, mas já podemos esperar um filme incrível, né?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *