O Centro Histórico de São Paulo e suas belezas

O Centro Histórico de São Paulo e suas belezas

Para quem quer conhecer a história de São Paulo, o Centro Histórico da cidade é uma daquelas aulas a céu aberto. O antigo faz parte do presente da metrópole, ainda que nem sempre bem conservado.

É um passeio bacana de se fazer andando pelas ruas, ainda mais porque tudo é muito perto, afinal, você está no Centro! Confira tudo aqui:

A Catedral Metropolitana de São Paulo, fica na Praça da Sé, e é uma das maiores igrejas em estilo neogótico do mundo.

catedral da séEla foi inaugurada em 1954, para o aniversário de 4º Centenário da cidade. Em frente a ela, você encontra o Marco Zero, que é o ponto mais central da cidade, além de indicar as distâncias medidas dentro do Estado de São Paulo.

Interior da CatedralAndando mais à frente, está o Pateo do Collegio, região onde a cidade se iniciou, a partir da primeira construção: uma cabana de pau a pique feita para a catequização dos índios. A fundação da cidade foi feita no dia 25 de janeiro de 1554, data que marca, também, a conversão do apóstolo Paulo.

pateo collegio

Hoje, o complexo abriga a igreja, o Museu Anchieta e uma biblioteca. Uma maquete de São Paulo no século XVI está no acervo. Uma parede de taipa foi conservada e pode ser vista a partir do restaurante que tem ali.

pateo do collegio

Perto dali, para quem gosta de compras, está a famosa “25 de Março“. É bem possível que aquilo que você queira esteja lá. Mas prepare-se para andar bastante, enfrentar multidão e barulho. É o tipo de passeio que eu fujo, mas tem quem curta.

Para baixo dali, está o Mercadão Municipal. Já escrevi sobre ele aqui. É daqueles passeios essenciais na cidade. Frutas, verduras, queijos, carnes, restaurantes e arquitetura são um agrado a todos os seus sentidos.

Processed with VSCOcam with c1 preset

Ainda no Centro Histórico, é possível subir nos Edifícios Martinelli e Banespa, onde se pode ver a cidade lá do alto.

Processed with VSCOcam with c1 preset

Aproveite que você está por ali e visite o Theatro Municipal. Ele foi inaugurado em 1911, sendo inspirado pela Ópera de Paris. O Theatro está localizado perto do Viaduto do Chá e chama atenção por sua arquitetura renascentista barroca. Para conhecê-lo, clique aqui e agende uma visita.

Theatro Municipal. Foto: Sylvia Masini/ Divulgação
Theatro Municipal. Foto: Sylvia Masini/ Divulgação

O Mosteiro de São Bento forma um conjunto com a Basílica Abacial de Nossa Senhora da Assunção, o Colégio de São Bento e a Faculdade de São Bento. Fica bem em frente à estação de metrô de mesmo nome e é super antigo. A arquitetura por dentro e por fora são lindas.

O Centro Histórico de São Paulo reúne várias outras atrações, como a famosa Galeria do Rock, ali na avenida São João (pertíssimo dos Edifícios Itália e Copan), o cruzamento de ruas eternizadas por Caetano Veloso, Ipiranga e São João, na canção “Sampa”, o Vale do Anhagabaú e o Centro Cultural Banco do Brasil. Já que você está ali, ande, conheça e explore. O passado, com certeza, continua vivo em São Paulo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *