O calendário Pirelli 2017 destaca a beleza das mulheres de todas as idades

30. novembro 2016 Famosos 0
O calendário Pirelli 2017 destaca a beleza das mulheres de todas as idades

Ontem (29), a Pirelli liberou as primeiras imagens do seu Calendário 2017. O item é feito anualmente e, até pouco tempo era conhecido por trazer modelos em pouca roupa e em poses sensuais. A mudança começou em 2015, quando a fotógrafa Annie Leibovitz optou por fazer imagens de mulheres poderosas do esporte, das artes, do jornalismo etc, para mostrar que mulheres são mais do que apenas um rosto bonito.

Não estava certo se a ação iniciada por Leibovitz teria continuidade neste ano, mas para a nossa grata surpresa, o fotógrafo alemão Peter Lindbergh resolveu insistir na ideia, porém, fazendo retratos de 14 grandes atrizes de Hollywood, além da professora de teoria política que conheceu em Moscou, Anastasia Ignatova. As escolhidas possuem diferentes idades: enquanto Alicia Vikander é a mais nova, com 28 anos, Hellen Mirren é a mais velha, com 71 anos.

Chamado de “Emotional” (“Emocional”, em português), o Calendário 2017 “transmite personalidade, sensibilidade e a coragem para ser você mesma”, disse Lindbergh no lançamento da folhinha, realizado em Paris. Ele acrescentou ainda que o objetivo “não era fotografar um calendário sobre corpos perfeitos, mas capturar a sensibilidade e emoção, despindo as almas das mulheres nas imagens, deixando-as mais nuas do que uma foto nua”.

As artistas fotografadas foram: Kate Winslet, Penélope Cruz, Nicole Kidman, Helen Mirren, Uma Thurman, Robin Wright, Lupita Nyong’o, Alicia Vikander, Julianne Moore, Rooney Mara, Jessica Chastain, Charlotte Rampling, Zhang Ziyi e Léa Seydoux.

No vídeo acima, que mostra os bastidores do Calendário, Julianne Moore disse que chegou “sem maquiagem e com os cabelos molhados, e ele disse: ‘não, não, não, você está perfeita'”.

“Eu queria mostrar as mulheres de maneira diferente: perguntei às atrizes que sempre tiveram um papel importante na minha vida e tentei chegar o mais perto delas pelas minhas lentes”, explicou o fotógrafo. “Como um artista, sinto que eu tenho uma responsabilidade de liberar as mulheres da ideia da juventude eterna e perfeição. A noção de perfeição da sociedade é impossível de ser alcançada”.

Foram feitas 40 imagens para o Calendário Pirelli 2017, todas feitas nas cidades de Berlim, Londres, Los Angeles, Le Touquet e Nova York.

Sobre o ensaio, Nicole Kidman, uma das fotografadas, disse ao jornal Standard UK que “é uma época fantástica para ser fotografada aos 49 anos. [Lindbergh] capturou bem o que é ter 49 anos”.

Ela ainda comemorou o fato do calendário mostrar mulheres de várias idades, acrescentando que ele é um passo importante para acabar com a discriminação das mulheres na indústria cinematográfica quando elas envelhecem. Afinal, ser uma atriz com mais de 40 anos em Hollywood, é ver os papéis ficarem cada vez mais escassos.

“Não sei se é uma rebelião, mas é glorioso. É algo a ser celebrado. Eu adorei que o calendário possui mulheres de todas as idades”, ela contou à publicação britânica. “Enquanto mulheres, nós podemos borrar limites e linhas. No ano passado, eu fiz 4 filmes […], nos quais eu fiz uma gama de idades. É por isso que eu digo que as linhas estão borradas. Não acho que a idade seja um problema para as mulheres. Estamos incrivelmente comprometidas com a mudança, e ela está acontecendo, mas leva tempo. Não digo que está feita, mas está em processo”.

Veja algumas imagens:

Robin Wright
Robin Wright
uma-thurman-calendario-pirelli-2017
Uma Thurman
Julianne Moore
Julianne Moore
Charlotte Rampling
Charlotte Rampling
Lupita Nyong'o
Lupita Nyong’o
Helen Mirren
Helen Mirren