O amor é para todos: confira propagandas com casais LGBT

O amor é para todos: confira propagandas com casais LGBT

Hoje, 12 de de junho, é Dia dos Namorados, data em que se celebra o amor ao lado da pessoa amada, seja ela quem for: namorado, noivo, marido ou aquela pessoa que faz o coração bater mais rápido e as mãos suarem.

E embora o amor seja para todos, a publicidade faz parecer que somente pessoas heterossexuais e cisgêneras têm direito a ele. Mesmo com um aumento da visibilidade LGBT na mídia, poucas marcas mostram gays, lésbicas, bissexuais e pessoas trans em sua propaganda, como se esses indivíduos não existissem e seu amor fosse algo errado.

Felizmente, é 2016, e algumas empresas já perceberam que não dá mais para ignorar o fato de que LGBTs existem e também amam. A seguir você confere propagandas com casais formados por essas pessoas. Nem todos são para o Dia dos Namorados, mas elas expressam o valor dessa data: o amor é para todos.

Westwing – Casa & Decoração:

A Westwing Casa & Decoração fez um comercial especial para o Dia dos Namorados e colocou 4 casais para falar o que é o amor para cada um deles. Entre os escolhidos estão um casal gay (Bruno e Caio), um casal de lésbicas (Camylla e Julia) e um casal heterossexual (Patrícia e Lucas), cuja mulher é trans.

No vídeo postado na página da marca no Facebook foram deixadas várias mensagens elogiosas e, claro, algumas ofensivas. Contudo, a empresa se manifestou dizendo: “O Westwing acredita e apoia todas as formas de morar, amar e viver. Respeitamos os diferentes pontos de vistas e opiniões e, acima de tudo, achamos que nada é mais inspirador que a liberdade de amar quem a gente quiser.”

Cavalera:

A Cavalera também apostou em um casal de lésbicas para sua campanha de Dia dos Namorados, #AmorSemLimites. No vídeo, cada um dos participantes conta como conheceram seus pares, como foi o primeiro beijo e o que a pessoa amada representa. Vale destacar que além de um casal de lésbicas, há também um casal de pessoas com Síndrome de Down.

No Facebook, a empresa diz que acredita e apoia todas as formas de amor.

Closeup:

Liberte seu beijo. #beijocloseup

A photo posted by Closeup (@closeupbrasil) on

Para o Dia do Beijo, celebrado no dia 13 de abril, a Closeup trouxe alguns casais pintados prontos para trocar um beijo. Entre eles, dois homens. Sobre seus rostos está escrito: “Não Julgue. Beije.”

“Closeup acredita que a intensidade de um beijo pode mudar tudo e tornar os momentos mais vivos”, afirmou Eduardo Campanella, diretor de marketing da Unilever, ao Comunicadores. “Por isso, a intenção foi criar uma campanha de grande impacto visual, retratando as relações diversas que existem hoje, e isso é o que realmente importa.”

Sonho de Valsa:

No ano passado, para a campanha “Pense menos, Ame Mais”, Sonho de Valsa fez um comercial com vários casais trocando beijos apaixonados, enquanto o narrador tenta descobrir o que todos estão pensando no momento.

Ao G1, a empresa afirmou que quer incentivar as pessoas a aproveitarem os momentos simples da vida e defendeu a diversidade.

“Sonho de Valsa fala de amor há mais de 70 anos. A nova campanha traz uma visão atual sobre o amor – que não tem formato, não tem raça, não tem gênero e todos os amores têm algo em comum: coisas que não fazem sentido, como beijar. Sonho de Valsa pretende inspirar o amor entre todos os casais. Inspirar mais momentos inesquecíveis, pensando menos e amando mais. Independente da percepção de cada um sobre os relacionamentos, o convite vale tanto para aqueles que simpatizam com a diversidade quanto para os mais conservadores.”

O Boticário:

Impossível não lembrar da campanha d’O Boticário para o Dia dos Namorados do ano passado. No comercial é mostrado um casal de homens e mulheres trocando presentes e abraços, o que foi o suficiente para que a marca sofresse ataques nas redes sociais por religiosos e conservadores, que chegaram a pedir um boicote aos produtos da empresa.

GOL:

Para o Dia das Mães de 2015, a GOL trouxe a história do casal Gilberto e Rodrigo, pais de Paulo Henrique, um menino adotado por eles. No comercial, os dois contam como foi o processo de adoção e como funciona a dinâmica familiar, afirmando que os dois são pais e mães para o filho.

“Eu não sinto que o Paulo é uma criança sem mãe. Sinto que o Paulo é uma criança que tem dois pais, mas que nós somos muito mãe também”, afirmou Rodrigo.

Hallmark:

A Hallmark, marca de cartões, faz questão de que todos os tipos de casais e pessoas sejam vistas em seus comerciais. Para o Valentine’s Day deste ano, a empresa colocou casais gay e lésbico para falar sobre seus relacionamentos. No ano passado, um casal de mulheres já havia feito uma das propagandas e um rapaz transexual foi o destaque para a campanha de Dia das Mães.

Campbell’s:

A Campbell’s marca de sopas enlatadas brincou com a famosa frase do filme “Star Wars” em um comercial que mostra dois pais dando comida ao filho. “Cooper, eu sou o seu pai”, diz um dos homens. “Não, não, eu sou seu pai”, diz o outro.

Youtube:

Para celebrar a aprovação do casamento igualitário em todo o território dos Estados Unidos em 2015 e o mês do Orgulho LGBT, o Youtube preparou um vídeo em que traz diversas histórias, personalidades da plataforma e da mídia falando sobre suas experiências enquanto gays, lésbicas, bissexuais e pessoas trans, para mostrar que o amor vem de diferentes formas e que todas as pessoas têm direito a viver uma vida plena e feliz.

Nikon:

A Nikon foi outra marca a apostar em um casal gay para ser rosto de uma de suas campanhas. No comercial, Kordale e Kaleb contam como é o dia a dia do casal, que tem três filhas. Os dois ficaram conhecidos na internet após uma foto dos dois arrumando as meninas para escola viralizar.

Ao Huffington Post, os dois emitiram um comunicado em que contam que querem ensinar às crianças diversidade e igualdade. “Queremos que nossas filhas saibam que as pessoas são diferentes e que cada indivíduo é composto de muitas facetas, que fazem ele ou ela quem são, para que não julguem a individualidade, mas que amem e abracem.”