Netflix libera trailer de “Laerte-se”, documentário sobre a cartunista Laerte Coutinho

Netflix libera trailer de “Laerte-se”, documentário sobre a cartunista Laerte Coutinho

Ao final do trailer de “Laerte-se”, primeiro documentário brasileiro da Netflix, a pergunta que fica no ar é: o que é, afinal, ser mulher? Na prévia liberada hoje pelo serviço de streaming, acompanhamos de perto a transição da cartunista Laerte Coutinho, um dos maiores nomes nacionais em sua área, que se assumiu trans há pouco mais de 5 anos.

Assim como o título sugere, o documentário não deve apresentar respostas prontas, mas uma reflexão sobre gênero e como ele molda a vida de cada pessoa.

“Eu vejo esse momento como um momento de retirada de véus”, ela diz no filme dirigido por Lygia Barbosa da Silva e Eliane Brum. “Mas por que eu preciso ser, oficialmente, mulher ou homem?”, questiona em outro momento.

Por 57 anos, Laerte se identificou como homem, até finalmente poder viver sua vida de maneira autêntica, isto é, como a mulher que sempre foi.

“Fiz essa descoberta pelos olhos da minha hoje amiga Paula Malfittani, que percebeu, numa tira onde meu personagem Hugo se travestia, uma desenvoltura que traía o desejo de quem a tinha feito”, contou a cartunista ao EGO em 2015. “A partir daí, reconheci a natureza transgênero em mim e a aceitei. Depois de alguns anos, era um processo tão intenso que não vi mais motivo para mantê-lo como uma atividade extraordinária (e secreta) – e resolvi viver publicamente como pessoa transgênero.”

Exibido no festival É Tudo Verdade, o documentário “Laerte-se” chega à Netflix no dia 19 de maio. E segundo a própria protagonista da obra, o filme é sua “forma de jogar purpurina no ventilador”, mas fala com cautela sobre a própria vida.

“Há coragem em quem desafia as normas de gênero ainda criança ou adolescente”, disse à Folha de São Paulo. “Eu já era respeitada, pus pouca coisa em risco”.

Assista ao trailer abaixo:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *