Netflix fez mudanças significativas para pessoas com deficiência visual

Netflix fez mudanças significativas para pessoas com deficiência visual

O serviço de streaming de filmes e séries, Netflix, estreou uma nova série original, “Demolidor”, da Marvel. Todo mundo tem falado muito sobre o seriado, o que me deixou curiosíssimo pra assistir e prometo dar um jeito nisso logo.

Mas o post é sobre uma novidade que vem “antes tarde do que nunca”: o Netflix ganhou um sistema de audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Sabe o que é isso? É uma narração dos acontecimentos das cenas, expressões faciais e detalhes do cenário. Uma ótima notícia que pode ter demorado, mas que acompanha a vinda do “Demolidor”, um herói cego.

A novidade foi anunciada no blog da empresa, ontem (14), por Tracy Wright, diretora de operações de conteúdo do Netflix. “Vamos expandir nossas opções de acessibilidade ao adicionar audiodescrição aos nossos títulos, a começar hoje, com nossa série aclamada pela crítica, o “Demolidor”, da Marvel”. Wright acrescentou que a narração  será como “escolher uma música em outra língua”.

Claro que o sistema não veio sem antes haver reclamações, né? O Tecnoblog lembra que a série do “Demolidor” estreou no último dia 10, mas muitos usuários com deficiência visual lamentaram a falta da audiodescrição, afinal, não conseguiam entrar 100% na história de um herói que é como eles.

Segundo o texto divulgado, o Netflix incluirá audiodescrição a mais obras nas próximas semanas, incluindo as outras séries originais, como “House of Cards”, “Orange Is The New Black” e “Unbreakable Kimmy Schmidt”, além de disponibilizá-las em outros idiomas.

Uma baita de uma novidade, né? Onde que a gente aperta o botão curtir?