Museu do Futebol, em São Paulo, é programa até para quem não é fã do esporte

Museu do Futebol, em São Paulo, é programa até para quem não é fã do esporte

Mais uma dica para quem vai ou já está na cidade de São Paulo: o Museu do Futebol. Até quem não é fã do esporte, como eu, vai gostar do passeio. É bem interativo, e uma das instalações faz você sentir um pouco o que é essa paixão pelo futebol.

O museu fica dentro do estádio do Pacaembu, na praça Charles Miller. Eu confesso que não estava empolgado em ir, porque não gosto de futebol, mas meu irmão queria tanto, que eu fui acompanhá-lo e não me arrependi.

Logo na entrada, há uma espécie de hall, com quadros com vários desenhos de copas, bandeiras de times, jogadores que fizeram história no futebol… Bem interessante. Ainda na entrada, há um caminho feito de traves de gols onde você o percorre por dentro. Em cada travessão há um ano de uma Copa do Mundo e uma pegunta como “por que ganhamos?” ou “por que perdemos?”. No chão, há uma resposta para a questão. A última trave (2014) ainda não tinha nada, apesar de já sabermos seu desfecho: “por que perdemos”?

4

Ainda no primeiro piso, o caminho das traves dá para a história das Copas do Mundo. Em ordem cronológica, você acompanha o ano, quem ganhou e alguns fatos históricos importantes que aconteceram à época, o que eu achei super interessante. Ainda há alguns vídeos de algumas competições, uma réplica da Taça Jules Rimet e curiosidades sobre personagens da Copa do Mundo. Essa exposição “Brasil 20 Copas” ficará disponível para visitação até dia 7 de setembro e é bacanérrima! Dá até para você dar sua opinião e dizer porque o Brasil é o maior campeão de todas as Copas.

1

No segundo andar, há projeções de grandes jogadores brasileiros. Embaixo de cada uma delas, uma legenda sobre quem é o jogador. O site do museu diz que cada uma delas é no tamanho original do jogador. Ainda nesse andar, foram coletados depoimentos em vídeo de algumas personalidades conhecidas no meio futebolístico, como o Galvão Bueno, onde eles narram gols inesquecíveis em suas vidas. Tem o depoimento de somente uma mulher, a Soninha Francine. Tá na hora de rever isso aí, né?

museu do futebol

Em frente aos telões com os depoimentos, há algumas estações de rádio, onde você escolhe um gol em copa do mundo a ser narrado. Divertido!

No terceiro andar, há uma instalação onde você se sente no meio de uma torcida. São gritos e comemorações de torcedores dos maiores times do Brasil. É tão alto e tão vivo, que dá até para entender um pouco o fanatismo todo.

museu do futebol

Ainda no terceiro andar, há uma sala que reconta todos os primórdios do futebol e uma super bacana onde você acompanha o drama da final da Copa de 50, quando o Brasil perdeu para o Uruguai no Maracanã. Dolorido. O episódio recebeu o nome de “Maracanazo”.

Logo após, um espaço com oito totens recontam as vitórias e derrotas do Brasil nas Copas e os eventos históricos que ocorreram durante todos os períodos.

9

Quase no fim, há um espaço onde você vê a evolução da bola de futebol e das chuteiras, números e curiosidades sobre o futebol e ainda com vídeos, visita à arquibancada do Pacaembu e muito mais.

11

O Museu do Futebol é um passeio muito gostoso para se fazer. Quem não gosta vai gostar também, vai por mim. Se não gostar, pelo menos vai aprender bastante coisa, até o que é um passe de letra! 😛

SERVIÇO:

Museu do Futebol – Estádio do Pacaembu
Praça Charles Miller, s/nº
Telefone: (11) 3664-3848
Ingresso: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). Às terças-feiras e aos sábados a entrada é gratuita.
Como chegar: pegar o metrô com destino estação das Clínicas (linha verde). Caminhar até a parada da Avenida Dr. Arnaldo, nº 500. Pegar ônibus. —> Linhas: Jardim Brasil/177C-10 ou Morro Grande/917M-10 ou Barra Funda/6232-10. Desça na Parada da Avenida Pacaembu, 1721.
Mais informações: www.museudofutebol.org.br

museu do futebol


1 thought on “Museu do Futebol, em São Paulo, é programa até para quem não é fã do esporte”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *