Modelo celebra a beleza negra com linha de bonecas

17. janeiro 2016 Estilo 0
Modelo celebra a beleza negra com linha de bonecas

Desde o ano passado, estamos vendo bonecas negras conquistarem o mundo. Na Nigéria, as “Rainhas Africanas” já fazem mais sucesso do que a própria Barbie. Aliás, a Mattel, fabricante da boneca, já oferece uma linha do brinquedo com diversos tons de pele, além de ter feito edições especiais das bonecas da atriz Zendaya e da diretora de cinema Ava DuVernay.

Ainda assim, bonecas negras não são tão fáceis de serem encontradas, mas isso é algo que a modelo Mala Bryan quer ajudar a reverter com a sua própria linha do brinquedo, as bonecas Malaville.

Tudo começou aos 18 anos, quando ela, que vem da ilha caribenha Santa Lúcia, começou a decorar suas bonecas Barbie com flores artificiais e a vendê-las no hotel em que trabalhava. “Os negócios iam muito bem e as minhas bonecas vendiam antes mesmo de estarem prontas”, contou Mala ao Mic. “Alguns anos depois, fui comprar brinquedos para doar a algumas crianças na minha cidade natal, em Santa Lúcia, mas não encontrei bonecas negras. Então, acabei comprando somente Barbies brancas e isso me chateou um pouco, já que eu queria dar às crianças bonecas com as quais elas pudessem se identificar.”

Anos depois, após uma carreira como modelo consolidada, Mala Bryan voltou a trabalhar com as bonecas. Dessa vez, ela começou a produzir os brinquedos, cuidando especialmente dos tons de marrom para os olhos, formas de sobrancelha, detalhes como pintas e sardas e, por último, mas não menos importante, o cabelo. “O foco era na textura do cabelo, o tom da pele e não terem maquiagem, para criar mais identificação. Eu escolhi fibras de cabelo crespo até cacheados mais soltos”, explicou ao Mic.

As roupas das bonecas Malaville, também são um charme, inspiradas em estampas africanas. O resultado são Maisha, Mala, Malina e Mhina (nomes dados aos brinquedos), que representam positivamente a beleza negra e empoderam crianças negras. Segundo Mala Bryan, as bonecas são destinadas “a crianças de todas as raças, para crianças negras com cabelo crespo ou cacheado, para que tenham bonecas com as quais se identificam, e para as crianças de outras raças, para que tenham uma diversidade maior nas suas coleções.”

Você pode adquirir uma boneca Malaville aqui. Confira algumas fotos: