A Miss Brasil é negra! Raíssa Santana, candidata do Paraná, vence o concurso

02. outubro 2016 Estilo 0
A Miss Brasil é negra! Raíssa Santana, candidata do Paraná, vence o concurso

Em 1986, a gaúcha Deise Nunes foi eleita a Miss Brasil. Naquele ano, ela foi, também, a primeira mulher negra a vencer o concurso de beleza, que falhou em coroar outras negras nos anos seguintes.

Contudo, na noite de sábado (1º), a espera foi finalmente encerrada e Raíssa Santana, candidata do Paraná, saiu vencedora da competição. Em segundo lugar ficou Daniella Marion, representante do Rio Grande do Norte, e em terceiro Deise D’anne, do Maranhão.

“Eu estou muito emocionada. Isso aqui é uma mistura de emoções muito grande”, disse Raíssa ao EGO, depois de sua coroação. “Eu não esperava ganhar esse título, mas estou muito feliz por ter conquistado esse título e por poder representar a beleza negra e incentivar meninas que têm o sonho de ter alguma coisa, de conquistar, de ser uma modelo, de ser uma miss… Agora, quero incentivar essas meninas e mostrar para elas que elas podem”.

Embora o concurso seja problemático por várias questões, a vitória da atual Miss Brasil precisa ser comemorada, especialmente em uma época em que muito se discute padrões de beleza e a exclusão de mulheres negras na mídia e nos mais variados espaços. Em 62 anos de competição, foi a primeira vez que 6 candidatas negras concorreram ao concurso, e isso em um país que mais da metade da população é negra.

“Passou da hora de termos outra miss representando o país miscigenado que é. Ainda aguardo uma sucessora”, havia dito Deise Nunes, a primeira Miss Brasil negra, antes do concurso.

E 30 anos depois de seu título, ela comemorou a vitória de Raíssa e a quebra desse jejum. “Ainda bem que quebrou, né? Estava mais do que na hora”, contou à Revista Donna. “Este ano falamos tanto desta questão, especialmente. Assim como o Brasil tem todas as raças, o fato de uma negra, uma loira ou uma japonesa concorrerem ou ganharem deveria ser normal”.

Concursos de beleza têm muito o que consertar, mas, por enquanto, vamos celebrar um pouco mais a vitória de Raíssa Santana, que além da coroa, também vai representar o Brasil no Miss Universo. Estamos com ela!

Acordei e não era sonho ❤️. Obrigada por tanto amor minha gente linda!!

A post shared by Raissa Santana (@santana_raissa) on