Mallu Magalhães oferece um bonito pedido de desculpas depois do clipe de “Você Não Presta”

25. maio 2017 POP 0
Mallu Magalhães oferece um bonito pedido de desculpas depois do clipe de “Você Não Presta”

Dias depois de lançar um clipe com implicações racistas, Mallu Magalhães ofereceu em sua página no Facebook um bonito pedido de desculpas a quem se sentiu ofendido, acrescentando que não era essa sua intenção.

“Fico muito triste em saber que o clipe da música ‘Você não presta’ possa ter ofendido alguém”, disse. “É muito decepcionante para mim que isso tenha acontecido. Gostaria de pedir desculpas a essas pessoas. Meu trabalho e minha mensagem têm sempre finalidade e ideais construtivos, nunca, de maneira nenhuma, destrutivos ou agressivos”.

No vídeo da canção, que deve integrar o próximo álbum da artista, ela é rodeada por dançarinos negros, todos usando menos roupas e suados, contribuindo para a hipersexualização do corpo negro, além de reforçar o lugar de exótico do negro na sociedade e nas artes.

“Sei que o racismo ainda é, infelizmente, um problema estrutural e muito presente. Eu também o vejo, o rejeito e o combato”, afirmou Mallu. “Li cada uma das críticas, dos posts e comentários, e o debate me fez refletir muito sobre o tema. Entendo as interpretações que derivaram do clipe, mas gostaria de deixar claras minhas reais intenções. A ideia era ter um clipe com excelentes dançarinos que despertassem nas pessoas a vontade de dançar, de se expressar. Foram convidados pela produtora e pelo diretor os bailarinos Bruno Cadinha, Aires d’Alva, Filipa Amaro, Xenos Palma, Stella Carvalho e Manuela Cabitango. Com a última, inclusive, tive a alegria de fazer aulas para me preparar para o vídeo”.

Embora muita gente não tenha visto racismo no clipe de “Você Não Presta”, isso não quer dizer que ele não exista ou que não esteja presente na produção. Nem sempre a discriminação racial é perceptível, de tão enraizada que ela está em nossa sociedade. Às vezes, ela só é enxergada até que alguém aponte o problema.

E Mallu o enxergou, reconheceu o erro e pediu desculpas. Para muitos pode não ser ‘mais do que obrigação’, mas vale lembrar que é raro vermos artistas pedirem perdão publicamente após alguma controvérsia. Com certeza, a cantora e sua equipe não tinham a intenção de fazer algo problemático, mas já que o fizeram, é bonito que peçam desculpas. E elas são muito bem-vindas.

“É realmente uma tristeza enorme ter decepcionado algumas pessoas, mas ao mesmo tempo agradeço a todos por terem se expressado. E reitero o meu pedido de desculpa. É uma oportunidade de aprender”, concluiu. “Espero que, após este esclarecimento, seja aliviado deste espaço de conversa qualquer sentimento de ofensa ou injustiça, ficando os fundamentos nos quais tanto acredito: a dança, a arte e o convite à música”.

Leia o comunicado da Mallu Magalhães abaixo:

Fico muito triste em saber que o clipe da música “Você não presta” possa ter ofendido alguém. É muito decepcionante para…

Posted by Mallu Magalhães on Wednesday, May 24, 2017


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *