Lady Gaga e o príncipe William tiveram uma ótima conversa sobre saúde mental

Lady Gaga e o príncipe William tiveram uma ótima conversa sobre saúde mental

Quem diria que Lady Gaga e o príncipe William são amigos?

E eles não são apenas bons amigos, como ambos trabalham para que a saúde mental seja desestigmatizada e possa ser amplamente discutida.

Para ajudar nessa tarefa, os dois conversaram por vídeo sobre o tema, o qual é muito importante para ambos. Lady Gaga já falou mais de uma vez sobre sua luta contra a depressão e ansiedade, além de viver com Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). Já o príncipe William e sua esposa, a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, têm feito campanhas no Reino Unido para conscientizar o público mais jovem sobre o cuidado com a saúde mental.

“Há muita vergonha ligada a doenças mentais. Você sente como se houvesse algo de errado com você”, diz a cantora em um vídeo feito para a série de vídeos chamada #OKToSay. “Sobre a minha vida, eu digo: ‘meu Deus, olhe todas essas coisas lindas que eu tenho. Eu deveria ficar muito feliz com isso’. Mas não dá para evitar quando você acorda de manhã sentindo-se muito cansada, triste e cheia de ansiedade, o que mal permite com que você pense direito”.

A série #OKToSay traz depoimentos de “diferentes pessoas, as quais discutem seus próprios desafios com a saúde mental”, diz revista The Hollywood Reporter.

“Sinto que nós não estamos mais nos escondendo, mas estamos começando a conversar. E é isso o que precisamos fazer”, continua Lady Gaga.

“É hora de todos falarem e sentirem que a saúde mental é normal. É o mesmo que saúde física”, completa o príncipe William. “Todo mundo possui saúde mental e nós não deveríamos ter vergonha disso. Conversar com um amigo ou algum parente pode fazer uma grande diferença. Para mim, pelo pouco que aprendi até agora, é importante que essa conversa seja feita. Você não será julgado”.

“Precisamos fazer o maior esforço para normalizar a saúde mental, para que as pessoas possam pedir ajuda”, completa a voz de “Million Reasons”.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas com depressão tem aumentado no mundo todo. Estima-se que 300 milhões delas tenham a doença. Somente no Brasil, a OMS diz que 5,8% da população tem o transtorno. Esse é o segundo maior índice na América Latina.

O estigma em torno da saúde mental é o que leva muitas pessoas a não procurarem tratamento. Conversar abertamente sobre o tema pode salvar vidas, como fizeram Lady Gaga e o príncipe William. Um vídeo apenas não muda uma realidade, mas já é o começo para fortalecer e ajudar quem estiver sentindo-se sozinho em algum canto.

Com esperança, isso não acontecerá mais.


1 thought on “Lady Gaga e o príncipe William tiveram uma ótima conversa sobre saúde mental”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *